75% dos portugueses não cuida da pele correctamente - Médicos de Portugal

A carregar...

75% dos portugueses não cuida da pele correctamente

13 Maio, 2009 0

Com o objectivo de perceber qual a percepção dos Portugueses sobre a pele, doenças cutâneas, e quais os cuidados que este órgão requer para se manter saudável, foi conduzido um estudo em Portugal Continental.

– 75% dos Portugueses não cuida da pele diariamente

– 21% dos homens portugueses não tem qualquer tipo de cuidados diários com a pele

– 63% dos homens não hidrata a pele diariamente

– 64% não consegue identificar problemas de pele

– 77% nunca consultou um dermatologista

– Apenas 38% dos Portugueses hidrata a pele todos os dias

– Mais de 60% não sabe o que é Psoríase

As primeiras conclusões deste estudo permitem-nos ver que o desconhecimento sobre a pele é bastante elevado, ainda que 89% reconheça que a pele precisa de cuidados, apenas 25% os aplica diariamente. Uma das rotinas mais praticadas por ambos os sexos é a lavagem, sendo que 21% dos homens portugueses não tem qualquer tipo de cuidados com a pele (lavagem, hidratação, esfoliação, tonificação).

Nas palavras de Dra. Leonor Girão – dermatologista do Hospital Militar de Belém – a pele precisa de rotinas de higiene e hidratação diárias, “Algumas coisas são até bastantes simples. Naturalmente que quanto mais flexível, elástica e hidratada estiver a nossa pele, menos ela descama e fica irritada. Por isso devemos incluir nos nossos hábitos diários a aplicação de cremes e loções com conteúdo rico em lípidos de forma a reforçar o filme lipídico (a quantidade de gordura natural) que existe à superfície da pele. Ao aplicarmos estas loções corporais oleosas estamos a “impedir” que a água existente nas células das camadas superficiais da pele saia.”

Os rituais diários de higiene e cuidados são desvalorizados pelos Portugueses, sobretudo pelos homens. “O banho faz parte dos cuidados básicos de higiene da pele. (…) Quererá limpá-la sem que ela fique áspera, vermelha ou a descamar, como acontece com sabões vulgares. Para isso deverá usar um gel de banho que respeite a pele. Que tenha um pH fisiológico, compatível com a pele, que retire a sujidade sem retirar a camada protectora cutânea e que não deixe resíduos irritantes para a pele. Além disso pode reforçar a camada protectora se deixar uma camada lipídica à superfície. É isso que um bom gel de banho consegue fazer: limpar a sua pele mantendo-a íntegra e suave.” [Dra. Leonor Girão]

Dra Leonor explica como é fácil adoptar hábitos diários de forma a manter a pele saudável, nos quais se deve conjugar “a acção de limpeza com a função “hidratante” ou, em termos médicos, função emoliente” A aplicação de uma loção hidratante logo após o banho é fundamental “… porque não é o produto que coloca água na pele; o que os lípidos do produto fazem é selar a água nas células, que entrou por osmose. E a reposição deste filme hidrolipídico confere-lhe elasticidade e maior resistência.” Quanto mais se reforçar esta camada protectora, mais forte e resistente se torna a pele.

[Continua na página seguinte]

Páginas: 1 2 3 4 5

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.