Diabéticos tipo 2 perdem quase 4 vezes mais peso com dieta proteinada do que com uma dieta hipocalórica - Médicos de Portugal

A carregar...

Diabéticos tipo 2 perdem quase 4 vezes mais peso com dieta proteinada do que com uma dieta hipocalórica

13 Março, 2012 0

Os doentes diabéticos de tipo 2 que seguem uma dieta proteinada perdem em média 11,02kg em dois meses, quase quatro vezes do que os tratados com Dieta Hipocalórica. Estes são resultados preliminares do Estudo DiaproKal, um ensaio clínico aberto, multicêntrico, que avalia a segurança e a tolerabilidade de uma dieta proteinada (DiaproKal) em comparação com uma dieta hipocalórica, em pacientes obesos e diabéticos. Os dados foram apresentados esta quinta-feira pela PronoKal ®, empresa líder no tratamento para a perda de peso através de uma dieta proteinada, no âmbito do 10.º Congresso português da Diabetes.

Os números de obesidade e excesso de peso nos países europeus, estabelecem que mais de 50% da população está obesa ou com excesso de peso[1]. Em Portugal, de acordo com os dados da sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, mais de 14,2% dos portugueses – 1,5 milhões de pessoas – são obesos e perto de 40% estão em sério risco de o ser[2]. Quanto à diabetes, o Relatório Anual de 2010 do Observatório Nacional da Diabetes indica que em perto de um milhão de portugueses, 12,3% da população, sofre da doença[3].

Actualmente, a diabetes mellitus tipo 2 é paralela e muito próxima da obesidade. Mais de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 têm excesso de peso ou são obesos. Por isso, dentro da comunidade médica são cada vez mais os que defendem uma abordagem combinada de ambas as doenças.

“O objectivo da PronoKal® foi perceber até que ponto a dieta proteinada poderia resultar para este tipo de doentes. Daí termos desenvolvido o estudo DiaproKal, que representa uma nova abordagem do paciente com diabetes tipo 2, através da perda de peso e da modificação do estilo de vida, cujos resultados estão a ser muito encorajadores”, diz o Dr. Ignacio Sajoux, consultor médico da PronoKal ®.

 

Principais resultados

O estudo DiaproKal inclui 90 pacientes obesos com diabetes tipo 2 de curta evolução, recrutados e distribuídos em dois grupos. Um grupo, composto por 45 pacientes, segue a dieta proteinada (DiaproKal) e o outro, com 45 pacientes, segue uma dieta hipocalórica equilibrada (ingestão calórica 10% abaixo da taxa metabólica basal, calculada segundo a fórmula FAO/OMS/ONU).

Em relação à perda de peso, os resultados preliminares mostram que, em 2 meses, numa amostra de 44 pacientes (23 com dieta proteinada e 21 com hipocalórica), o grupo com DiaproKal reduziu, em média, 12,02% do seu peso, enquanto aqueles que seguem a dieta hipocalórica só reduziram 3,47%. Em valores absolutos, a perda é de 11,02 kg para os que seguem DiaproKal, quase quatro vezes mais do que os tratados com dieta hipocalórica, que têm uma perda de apenas 2,92 kg.

Quanto ao Perímetro da Cintura, outro dos principais indicadores de risco para a saúde, destaca-se que os pacientes tratados com DiaproKal apresentam uma redução média de 9,97 cm, mais do dobro dos que seguem uma dieta hipocalórica, nos quais a redução foi, de 4,94 cm em média. Essa redução permitiu, que, em apenas 2 meses, 40% dos pacientes tratados com Diaprokal apresentassem um PC fora do alto risco cardiovascular (102 cm para homens e 88cm para as mulheres), em comparação aos 17,65% dos pacientes tratados com a dieta hipocalórica.

Páginas: 1 2 3 4 5

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.