Cuidar da coluna durante a condução - Página 3 de 3 - Médicos de Portugal

A carregar...

Cuidar da coluna durante a condução

17 Novembro, 2014 0

[Continua na página seguinte]

Entrar no carro

Contrariamente ao que habitualmente se faz, deve-se primeiro sentar e, só depois, passar as pernas para dentro, rodando sobre as nádegas, para não forçar a coluna. Para sair deve fazer-se o percurso inverso – retirar as pernas rodando-as para fora e ajudar com os braços para sair do automóvel.

É óbvio que sair ou entrar “mal” a curto prazo não traz problemas mas, tendo em conta que a coluna tende a degenerar com a idade, é melhor prevenir.

 

Posição de condução

Sentar de forma a que a zona lombar fique bem encostada. Utilize todas as regulações do banco para assumir a posição mais confortável possível. O tronco deve ficar ligeiramente inclinado para trás.

Procure segurar o volante com os cotovelos semi-flectidos e os ombros relaxados. Qualquer rigidez das regiões do pescoço ou ombros, pode comprometer a acção dos músculos do tórax, e interferir no conforto da sua posição.

Estar sentado de lado leva a desequilíbrios laterais, estar inclinado para a frente, promove o aumento da pressão sobre a região dos ombros e do pescoço e, consequentemente, sobre a coluna.

Rui Garganta | Especialista em avaliação da aptidão física, Professor Auxiliar da Faculdade de Desporto – UP

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.