Terapêuticas oncológicas: Esperança de vida
Radio ou quimio?
A radioterapia é um método de tratamento por radiações, recorrendo a raios altamente energéticos para matar as células cancerígenas. Há tratamentos que envolvem uma radiação externa, através de uma máquina, com periodicidade diária, em muitos casos; a radiação interna (por implante ou braquiterapia) advém de material radioactivo existente em finos tubos de plástico, colocados directamente na zona de intervenção.
A eficácia da radioterapia está dependente de factores como a sensibilidade do tumor à radiação, a sua localização e oxigenação, bem como da qualidade e quantidade de radiação e a duração do tratamento.
Por sua vez, a quimioterapia traduz-se na utilização de fármacos para matar as células cancerígenas.
Esses fármacos podem ser administrados oralmente, sob a forma de comprimidos, ou através de uma injecção intravenosa (na veia), entre outras vias de administração. Em ambos os casos, os químicos entram na corrente sanguínea e circulam por todo o organismo – terapêutica sistémica.

