Depressão sazonal: Vontade de hibernar - Página 3 de 3 - Médicos de Portugal

A carregar...

Depressão sazonal: Vontade de hibernar

4 Novembro, 2014 0

 

Também no Verão

A depressão sazonal não é um exclusivo do Inverno, podendo acontecer também no Verão, com os sintomas a despontarem nos dias mais quentes da Primavera. São sintomas como ansiedade, irritabilidade, agitação, insónia, perda de apetite e de peso e diminuição da libido.

Há ainda casos, mais raros, em que os sintomas de Verão não são de depressão mas de mania – é a chamada desordem afectiva sazonal invertida, que se manifesta através de humor constantemente elevado, aumento da actividade social, hiperactividade e entusiasmo desproporcional à situação.

 

Faça-se luz!

A fototerapia tem mais aplicações do que a depressão sazonal. É usada, tradicionalmente, para tratar a icterícia dos recém-nascidos: muitos nascem com uma coloração amarela na pele devido ao excesso de bilirrubina, uma substância potencialmente tóxica produzida pelo fígado.

Em circunstâncias normais, esta substância é eliminada pelo fígado, que funciona como um filtro do organismo, mas num recém-nascido o fígado ainda não funciona em pleno, pelo que a bilirrubina se acumula.

É também a luz que ajuda a atenuar as lesões próprias da psoríase, uma doença dermatológica caracterizada por placas avermelhadas e escamosas. No Verão, regista-se algum alívio devido à acção da luz solar, mas no Inverno as lesões tendem a agravar-se, o que pode ser contrariado pela fototerapia.

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

www.anf.pt

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.