Óculo s de sol infantis: De pequenino se protegem os olhos - Médicos de Portugal

A carregar...

Óculo s de sol infantis: De pequenino se protegem os olhos

13 Junho, 2014 0

Protector solar, toalha e lanche, boné, t-shirt e brinquedos. Está tudo no saco de praia das crianças? Ainda não, faltam os óculos de sol! Porque é de pequenino que se protege a visão e se previnem os efeitos nocivos do sol nos olhos frágeis das crianças, sobretudo as de tenra idade.

Tal como os adultos, também as crianças devem proteger os olhos dos raios solares, especialmente no Verão e sempre que estejam ao ar livre. Durante a infância, os riscos dos efeitos nefastos dos raios solares na visão são ainda maiores, dada a imaturidade e vulnerabilidade dos olhos.

Os óculos de sol infantis são ainda mais importantes se pensarmos que as crianças passam mais tempo expostas à luz ambiente do que os adultos – estima-se que a média de radiação recebida pela criança seja três vezes a do adulto e que cerca de 80% da radiação seja recebida antes dos 20 anos de idade.

Com o aparelho ocular em desenvolvimento, as crianças são muito mais sensíveis ao sol, uma vez que o cristalino do olho transmite mais radiação ultravioleta e azul à retina do que o cristalino do adulto.

Estima-se que essa característica faça com que 75% da radiação que chega à retina ocorra antes dos 10 anos de idade e apenas 10% depois dos 25 anos.

Além disso, é preciso ter em conta que, tal como na pele, a absorção dos UV pelos olhos é cumulativa.

Assim, nunca é cedo demais para se prevenir doenças oftalmológicas como catarata precoce, degeneração da retina e queimadura solar da córnea, entre outras lesões relacionadas com a exposição excessiva ao sol.

 

[Continua na página seguinte]

Protecção total

Engraçados e coloridos, os óculos de sol para as crianças são muito mais do que uma moda ou enfeite. A sua principal finalidade deve ser a sua capacidade de proteger a criança das radiações nocivas ao aparelho visual: assim, devem filtrar 100% das radiações ultra-violeta (UVA, UVB e UVC) e, se possível devem filtrar a porção azul da luz visível.

E a partir de que idade devem as crianças usar óculos de sol? É a pergunta de muitos pais. A resposta é muito simples: desde o momento em que a criança adopta um estilo de vida que lhe traz maior exposição, ou seja quando começa a ter actividades ao ar livre. A esta protecção pode e deve acrescer o uso de um chapéu de abas ou um boné, o que contribui para diminuir para cerca de 50% a quantidade de luz directa que atinge o globo ocular.

 

Usar óculo s de Sol é obrigatório

> Nos dias de maior índice UV;

> Durante os períodos do dia em que a radiação é mais intensa, das 10h00 às 15h00;

> Nos locais de maior exposição: grandes altitudes (montanha) e superfícies muito reflectoras (neve e grandes superfícies de água).

 

Recomendações

> Não negligencie a visão do seu filho. Invista em óculos de sol com 100% de protecção UV;

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.