O sono da criança - Médicos de Portugal

A carregar...

O sono da criança

11 Dezembro, 2006 0

Cada criança tem o seu ritmo próprio de sono. Umas adormecem cedo e outras dormem pouco. Há as que acordam a noite inteira e
outras que, desde muito cedo, não têm fome durante a noite e resistem bem à irritação das fraldas molhadas.

As diferenças têm de ser respeitadas, mas toda a informação que é transmitida nas páginas seguintes ajudará sem dúvida os pais a entenderem as características do sono de cada fase: dos 0 aos 3 anos.

Abordamos ainda, como enfrentar com algumas das dificuldades comuns a cada uma destas fases.

0 aos 3 meses

Um tempo para se adaptar

Os recém nascidos dormem durante a maior parte das horas do dia: 16 a 17 horas. Mas, desde muito pequenos, eles já transmitem a sua postura ou maneira de ser. Há os mais agitados, que dormem cerca de 14 horas, e os mais calmos, que necessitam de 20 horas de sono. Não admitamos que se trata de uma perda de tempo; a natureza é sábia: tais momentos de repouso e sono contribuem para a maturação do cérebro.

Por que é que ele às vezes desperta?

– Ou porque as fraldas estão molhadas, ou então para pedir a mama, o que costuma acontecer de três em três ou de quatro em quatro horas. Estes intervalos não são fixos e os horários em que o bebé sente fome também variam de dia para dia.

– Nas primeiras semanas de vida ele pode trocar o dia pela noite, conservando aínda os hábitos de sono que tinha no útero da mãe, onde é sempre “escuro ou noite””. Todavia com o tempo, irá aprendendo as diferenças. Trata-se de uma fase de conhecimento e organização, que dura pouco tempo.

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.