SIDA, objectivo zero - Página 4 de 4 - Médicos de Portugal

A carregar...

SIDA, objectivo zero

26 Janeiro, 2013 0

A infecção pelo VIH/SIDA tem um grande impacto na vida da maioria das pessoas, pelo que se torna imprescindível não só a promoção do bem-estar físico, possibilitando tratamentos cada vez mais eficazes e o acesso a cuidados adequados, como também a promoção do bem-estar psicológico. Infelizmente, o estigma e o preconceito associados ao VIH/SIDA subsistem, afectando a vida de muitas pessoas que, directa ou indirectamente, vivem com a infecção. Por isso, continua a fazer todo o sentido colocar o respeito pelos direitos humanos no centro da resposta global ao VIH/SIDA.

[Continua na página seguinte]

Contra a doença e contra o estigma

Desde 1990 que a Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) se dedica ao combate aos diversos vírus que rodeiam a infecção por VIH/Sida. Não apenas o vírus que a causa, mas também os  vírus sociais que fragilizam as pessoas infectadas e afectadas por esta problemática.

A LPCS disponibiliza um conjunto de serviços integrados, de forma gratuita e confidencial, a pessoas infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA, com apoios técnicos especializados: psicológico, social, jurídico, nutricional e grupos de inter-ajuda.

Desde 1991 tem em funcionamento a LINHA SOS SIDA 800 20 10 40, um serviço de atendimento gratuito, confidencial e anónimo, a funcionar diariamente, e que se destina a prestar informações e esclarecimentos sobre os diversos aspectos da infecção pelo VIH/SIDA, assim como, prestar aconselhamento (incluindo pré e pós-teste) e orientar para serviços especializados. Tem, também, sido preocupação da LPCS chegar às populações mais vulneráveis, através de projectos de prevenção, com o objectivo de intervir junto de públicos–alvo específicos e em diferentes contextos (trabalhadores sexuais, imigrantes, jovens e seniores). Tendo em conta a importância de optimizar a sua intervenção, associou-se em Outubro de 2006 à Plataforma Saúde em Diálogo, uma entidade de solidariedade e cooperação que reúne doentes, consumidores e promotores de cuidados de saúde.

Liga Portuguesa Contra a Sida
  Rua do Crucifixo, 40, 4º Esq. Lisboa
  Tel. 213 225 575/6
  www.ligacontrasida.org
  ligacontrasida.blogspot.com
  facebook.com/ligacontrasida

Páginas: 1 2 3 4

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.