O TRATAMENTO DA INFECÇÃO VIH/SIDA continua a apresentar escassos recursos para fazer frente ao número de novos casos... - Médicos de Portugal

A carregar...

O TRATAMENTO DA INFECÇÃO VIH/SIDA continua a apresentar escassos recursos para fazer frente ao número de novos casos…

22 Junho, 2005 0

…às complicações decorrentes da terapêutica e à eficácia reduzida perante a emergência de estirpes do vírus resistentes ao regime instituído, que determinam opções terapêuticas limitadas e podem comprometer o sucesso terapêutico.

As linhas orientadoras que actualmente se preconizam visam, essencialmente, o planeamento da terapêutica a longo prazo, evitando falências terapêuticas precoces, promovendo uma maior adesão à terapêutica (simplificação dos tratamentos e monitorização das reacções adversas), prevenindo e controlando doenças oportunistas e os efeitos indesejáveis induzidos pelos anti-retrovíricos. Neste sentido, pretende-se o aumento da sobrevida do doente aliado à sua qualidade de vida e, simultaneamente, o recurso a estratégias economicamente sustentadas face às alternativas terapêuticas disponíveis.

A optimização da terapêutica anti-retrovírica tem, assim, como objectivo prioritário o estabelecimento de um primeiro esquema de tratamento individualizado que garanta eficácia no maior período de tempo possível, exigindo um profundo conhecimento da farmacologia, virologia, imunologia e clínica, bem como de outras áreas contíguas na problemática da infecção VIH/SIDA.

O sítio www.farmacologiaclinicahiv.org constitui uma concepção inovadora em Portugal destinada a médicos, farmacêuticos e outros profissionais de saúde e ambiciona ser uma ferramenta útil para a prática clínica e de suporte à inves––tigação, no sentido de facilitar e fomentar o conhecimento específico desta temática.

O farmacologiacinicahiv caracteriza-se pela sua independência e dinâmica oferecendo, sema-nal-mente, artigos de conceituadas publicações, incluindo AIDS, JAIDS, AIDS Review, Clinical Infectious Diseases, Journal of Infectious Diseases, Virology, Annals of Pharmacology. Os artigos são agrupados em categorias temáticas denominadas por Estudos Clínicos, Resistências Farmacológicas, Monitorização Sérica (TDM), Farmacogenética, Adesão à Terapêutica, Qualidade de Vida e Farma-coeconomia ou estão incluí-dos no Arquivo, organizado segundo a data da publicação no sítio.

Os conteúdos de base do portal compreendem a caracterização de cada anti-retrovírico actualmente disponível no nosso País, nos quais os dados de estudos/ensaios clínicos e dos próprios resumos das características do medicamento (RCM) são compilados em Apresentação, Armazenamento, Propriedades Físico-Químicas, Posologia, Farma-cocinética, Mecanismo de Acção, Contra-In-dicações e Precauções, Efeitos Adversos, Gravidez e Lactação, Mutações e Resistências, Interacções Fármaco-Alimento e Aconselhamento ao Doente.

O utilizador usufrui ainda de uma tabela interactiva que permite fazer uma consulta das Interacções Fármaco-Fármaco, por selecção dos medicamentos, substâncias recreativas/ilícitas e produtos naturais pretendidos.

Ao longo dos textos, e nomeadamente nos Efeitos Adversos e Interacções Farmacológicas, surgem case reports facilmente identificáveis, que descrevem e detalham casos notificados descritos na literatura.

Como instrumentos de consulta base figuram ainda as Margens Terapêuticas de cada anti–retrovírico passível de monitorização, os RCM disponíveis para download, Folhetos Informativos, Guidelines, Links para outros sítios relacionados e, em breve serão disponibilizados a categoria Ensaios Clínicos e um Glossário.

De extrema relevância para a formação contínua, estão disponíveis as secções Eventos e Cursos, que pretendem informar os utilizadores de cursos, congressos, encontros e outras iniciativas de carácter formativo que venham a ocorrer no País ou no estrangeiro. A informação disponível nestas secções descreve o local e datas de realização, veiculando os contactos das entidades organizadoras e, no caso dos Eventos, detalhando as datas limite para submissão de abstracts e comunicações.

Todos os conteúdos do portal podem ser consultados com recurso a um motor de busca interno que discrimina pelas várias secções do sítio os resultados da pesquisa efectuada.
Registe-se e receberá a próxima newsletter contendo os eventos para o ano de 2005!

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.