Internet tem nova morada dedicada à hepatite C
Todos os anos o número de novos doentes com o vírus da hepatite C (HCV) aumenta de três para quatro milhões em todo o mundo, alargando o universo das 170 milhões de pessoas já infectadas. Para os doentes recentemente diagnosticados com o vírus, ou para os interessados em saber mais sobre hepatite C, a Roche lançou, no primeiro Dia Internacional de Consciencialização para a Hepatite C (1 de Outubro), um novo website, o www.Hep-links.com.
Trata-se de um projecto desenvolvido em conjunto com diversas associações de doentes com hepatite C e doenças de fígado dos países europeus e do Médio Oriente. Factos sobre a hepatite C, as perguntas e respostas mais frequentes sobre a doença e hiperligações para associações de doentes e organizações para o estudo das doenças do fígado são alguns dos conteúdos deste sítio que já tem informação sobre grupos de doentes de 15 países e perspectiva-se a expansão a outros países, em 2005.
«A Internet foi identificada como ferramenta de busca de informação sobre hepatite C por mais dois terços dos doentes», afirmou o Dr. Ciro Caravaggio, líder do Departamento de Hepatites da Roche, acrescentando:
«Porém, os doentes aperceberam-se que nem toda a informação que circula na Internet é credível, daí a nossa decisão de apoiar os grupos de doentes na criação de uma fonte de informação válida e com credibilidade.»
«Agora tem companhia»
O tema do primeiro Dia Internacional de Consciencialização para a Hepatite C foi «Agora tem Companhia». Neste dia, alguns grupos de doentes levaram a cabo actividades locais com o intuito de apoiar as pessoas recentemente diagnosticadas com a doença, mostrando-lhes que afecta muitas pessoas e que não estão sozinhos.
Em Portugal, à semelhança do que aconteceu pelos outros países da Europa, foram entregues centenas de fígados encarnados com a gravação «Hep C» de um dos lados e do outro a gravação do endereço do portal acima mencionado.
No que diz respeito à hepatite C, é uma infecção que se transmite por via sanguínea e que ataca o fígado.
O vírus foi descoberto apenas em 1989 e poucas pessoas percebem que estão infectadas, dado que os sintomas não são muito visíveis. O cansaço é o sinal mais evidente, pelo que as pessoas tendem a descobrir a doença em fase já avançada.
10 coisas importantes que deve saber sobre o seu fígado:
1. O fígado é o segundo maior órgão do corpo (a seguir à pele) e pesa cerca de 1,250 kg.
2. O fígado tem grandes dimensões: aproximadamente o tamanho de uma bola de futebol.
3. O fígado está localizado debaixo das costelas e na área superior do abdómen e não se pode viver sem ele.
4. O fígado é o órgão mais importante do corpo humano e é responsável por mais de 500 funções, como o combate a infecções, processamento dos alimentos provenientes do intestino ou desintoxicação e excreção de substâncias tóxicas para o corpo.
5. Outra maneira de olhar para a função do fígado é pensar em como este nos ajuda a:
– Produzir rapidamente energia, quando dela necessitamos;
– Prevenir reduções de «combustível» do corpo, através do armazenamento de algumas vitaminas, minerais e açúcares;
– Controlar a produção e excreção do colesterol;
– Metabolização do álcool;
– Armazenamento de ferro;
– Monitorização e manutenção dos níveis correctos de químicos e outras drogas no sangue;
– Ajudar o corpo a resistir à infecção produzindo factores de imunidade e removendo bactérias da corrente sanguínea.
6. O fígado é o único órgão que recebe sangue de duas fontes. O sangue é fornecido pela artéria hepática e pela veia porta que sai dos intestinos. Todo o sangue que sai dos intestinos atinge o coração e pulmões, após passagem pelo fígado.
7. O fígado tem uma notória capacidade de rejuvenescimento. Mais de três quartos do fígado podem ser removidos que o que resta volta a crescer, atingindo-se o tamanho original após um determinado período de tempo.
8. Os danos no fígado inibem a sua capacidade de combater a infecção e de realizar outras funções necessárias para manter o corpo saudável.
9. A hepatite C é um vírus que se transmite através de sangue infectado, que afecta o fígado causando danos. A falência do fígado devido à infecção por hepatite C é a principal causa de transplante do fígado.
10. Existem vários tipos de doenças do fígado, mas as mais importantes são: hepatite viral; cirrose; doenças metabólicas do fígado em crianças; litíase vesicular; doença hepática causada pelo consumo excessivo de álcool; doenças auto-imunes do fígado; cancro no fígado.
120 Perguntas sobre Hepatite C,
uma obra que desmistifica dúvidas
120 Perguntas sobre Hepatite C é o título de um livro, que pretende ser uma obra de consulta que responda a qualquer dúvida sobre esta doença levantada por algum dos 150.000 portugueses contaminados ou por aqueles que não o querem ser.
A edição portuguesa foi lançada pela Quimera, no passado dia 23 de Setembro, teve a coordenação científica dos Profs. Rui Tato Marinho, José Velosa e Miguel Carneiro de Moura, e contou com o apoio dos laboratórios Roche.
«Este livro é um guia eminentemente prático, de fácil consulta, dirigido não só a quem tem hepatite C e aos seus familiares, mas também aos profissionais de saúde e ao público em geral. O seu grande objectivo reside em transmitir de forma perceptível a informação correcta e actualizada à luz dos conhecimentos actuais cientificamente correctos». É assim que a obra é descrita pelo Prof. Rui Tato Marinho, coordenador científico deste livro.
Com este livro pretende-se, acima de tudo, desmistificar os medos, os receios, as angústias associados à doença e às suas formas de tratamento. Sob a forma de pergunta/resposta, diz a todos como se transmite a doença, como se pode evitar, quais os seus principais sintomas, quem deve fazer o rastreio, qual a prevalência em Portugal, que precauções deve ter uma pessoa infectada com o vírus da hepatite C no seu dia-a-dia e como se consegue chegar à cura, possível de atingir em mais de metade dos casos.