Gilead divulga resultados de estudos com um novo fármaco para combate ao HIV/SIDA - Médicos de Portugal

A carregar...

Gilead divulga resultados de estudos com um novo fármaco para combate ao HIV/SIDA

5 Março, 2009 0

A Gilead Sciences, Inc (Nasdaq: GILD) anuncia os resultados pré-clínicos e de dois estudos de Fase I para o GS 9350, um fármaco que está a ser desenvolvido como agente potenciador para aumentar os níveis sanguíneos e permitir uma dose única diária para alguns medicamentos, incluindo o elvitegravir, um inibidor da integrase do HIV, que está a ser desenvolvido também pela Gilead.

Os dados agora divulgados sugerem que o GS 9350 tem uma capacidade potenciadora significativa e selectiva, não apresenta actividade anti-viral contra o HIV e possui propriedades biológicas diferenciadas in vitro quando comparado com o ritonavir, que é actualmente o único medicamento utilizado para potenciar certos tratamentos contra o HIV, incluindo inibidores da protease.

Os resultados do estudo, apresentados a 9 de Fevereiro, durante uma sessão da 16.ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), em Montréal, demonstram ainda que o GS 9350 é um potenciador eficaz do elvitegravir, quando ambos os fármacos fazem parte de um regime que inclua o medicamento Truvada® (emtricitabina 200 mg e tenofovir disoproxil fumarato 300 mg), da Gilead Sciences.

O Vice-Presidente Executivo da Gilead Sciences para a Investigação e Desenvolvimento e Chief Scientific Officer, Norbert Bischofberger, referiu que “estes dados representam um grande passo em frente no desenvolvimento clínico que a Gilead está a fazer, de um regime para o HIV, baseado na integrase, de toma única diária”. Para o responsável pela investigação científica da empresa, “os resultados indicam ainda que o GS 9350 é promissor enquanto única alternativa ao ritonavir para doentes que estejam a ser submetidos a regimes de tratamento inibidores da protease do HIV.
Um agente potenciador é utilizado para aumentar os níveis sanguíneos de alguns medicamentos anti-retrovirais, prescritos para tratar a infecção pelo HIV.

A Gilead está a investigar o GS 9350 para permitir o desenvolvimento de uma dose de toma única diária de elvitegravir, que está actualmente a ser avaliado em associação com inibidores da protease do HIV potenciados com ritonavir, em comparação com o raltegravir, de toma bi-diária, num estudo clínico de Fase III com doentes que têm vindo a ser submetidos a tratamentos contra o HIV.

A empresa está a planear o início de um estudo de Fase II, para o regime de toma única diária com elvitegravir, GS 9350 e Truvada®, em doentes não submetidos previamente a tratamento, no segundo trimestre deste ano.

Actualmente, o Atripla® (efavirenz 600 mg/emtricitabina 200 mg/tenofovir disoproxil fumarato 300 mg) é o único regime de toma única diária disponível, num único comprimido, para o tratamento do HIV, comercializado conjuntamente pela Gilead Sciences e pela Bristol Myers-Squibb.

A Gilead está também a avaliar o potencial do GS 9350 para potenciar os inibidores da protease, que são usados em vários tratamentos contra o HIV, e iniciou já um estudo farmacocinético do GS 9350, que irá comprovar a sua capacidade para potenciar o atazanavir, um dos mais prescritos inibidores da protease do HIV, em todo o mundo.

 

Resultados Pré-clínicos

Os resultados obtidos in vitro, apresentados em Montréal, demonstraram que o GS 9350 não tem actividade anti-HIV em concentrações até 90µM. Os dados sugerem também que o GS 9350 é mais específico na inibição do citocromo P450 3A (uma enzima-chave, que metaboliza os medicamentos no organismo) do que o ritonavir.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.