Teste sanguíneo permite diagnóstico precoce de cancro colo-rectal - Médicos de Portugal

A carregar...

Teste sanguíneo permite diagnóstico precoce de cancro colo-rectal

6 Março, 2009 0

A combinação de seis biomarcadores (proteínas existentes no corpo humano) numa simples análise ao sangue pode ser a chave para a detecção precoce de casos de cancro colo-rectal, principal doença oncológica nos países ocidentais. A revelação foi feita por uma equipa de investigadores da Roche, no âmbito do Simpósio Internacional sobre Biologia e Utilidade Clínica dos Marcadores Tumorais, que teve lugar em Barcelona, no início do mês de Fevereiro.

Actualmente o diagnóstico desta doença oncológica é feito através da colonoscopia e de testes para pesquisa de sangue oculto nas fezes dos doentes (FOBT, em inglês). Contudo, estes testes apresentam limitações causadas pela baixa sensibilidade ou por mudanças nos hábitos alimentares do doente. Existem por isso testes mais complexos (FOBT imunológico) que, apesar de não estarem incluídos nos habituais exames de rotina, permitem um diagnóstico exacto da doença.
De acordo com o estudo agora apresentado, a identificação destes seis biomarcadores no soro do doente garante uma fiabilidade de resultados semelhante aos testes mais avançados e, graças à sua simplicidade, o teste pode ser facilmente utilizado nos habituais check-up de rotina, complementado assim a colonoscopia no diagnóstico da doença.

Em Portugal, o cancro colo-rectal atinge cerca de 80 mil Portugueses. Na maioria dos casos, um diagnóstico precoce é essencial para a cura da doença e para a redução da mortalidade e morbilidade associadas.

No Simpósio Internacional sobre Biologia e Utilidade Clínica dos Marcadores Tumorais, a Roche apresentou ainda outras novidades na área dos marcadores tumorais, nomeadamente em casos de cancro do pulmão e cancro da mama. Ao longo dos anos, a companhia tem vindo a desenvolver tecnologias que permitem a identificação de novos marcadores.

 

Acerca da Roche

Com sede em Basileia, Suíça, a Roche é uma das companhias líder na investigação em Saúde nos campos do diagnóstico e da terapêutica farmacológica. Como companhia líder na área da biotecnologia e fornecedora de produtos e serviços inovadores para a detecção precoce, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, o Grupo contribui em várias frentes para melhorar a Saúde e a qualidade de vida das pessoas. A Roche é líder mundial na área do diagnóstico in-vitro, no fornecimento de medicamentos para o cancro, transplantação de órgãos e virologia, sendo um player activo em áreas terapêuticas como doenças auto-imunes, inflamação, distúrbios metabólicos e doenças do Sistema Nervoso Central. Em 2008, as vendas da Divisão Farmacêutica totalizaram 36.0 mil milhões de Francos Suíços e a Divisão Diagnostics obteve vendas de 9.7 mil milhões de Francos Suíços. O Grupo Roche possui acordos de I&D e alianças estratégicas com numerosos parceiros, incluindo participações maioritárias em companhias como a Genentech e a Chugai, tendo investido mais de 9 mil milhões de Francos Suíços em 2008 na área de I&D. Actualmente a Roche emprega em todo o Mundo cerca de 80 mil pessoas.
Mais informação sobre o grupo Roche em www.roche.com

Porter Novelli

www.porternovelli.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.