Disfunções sexuais masculinas - Médicos de Portugal

A carregar...

Disfunções sexuais masculinas

31 Outubro, 2011 0

A forma como as disfunções sexuais masculinas são encaradas, está a sofrer alterações visíveis, ganhando estas doenças um novo contorno. Hoje em dia estas disfunções são consideradas uma doença e não um motivo de vergonha, o que tem contribuído para um maior afluxo na procura de ajuda especializada (sexólogos ou andrologistas, dependendo se a origem da disfunção é psicológica ou física).

A disfunção sexual pode ocorrer quando existe um bloqueio de natureza orgânica e/ou psicogénica, resultando na interrupção de uma das fases que compõem o ciclo da resposta sexual. Dependendo da fase do ciclo interrompida, podem existir vários tipos de disfunções. Basicamente existem 4 disfunções sexuais masculinas:

Desejo sexual hipoactivo – O desejo sexual hipoactivo, ou falta de desejo, manifesta-se pela diminuição de fantasias eróticas e da vontade de ter actividade sexual. Esta disfunção tem vindo a crescer, de há 15 ou 20 anos para cá, tem havido um aumento na procura de consultas da especialidade devido a queixas desta natureza. Esta tendência é global, sendo que em Portugal esta disfunção afecta, segundo os últimos estudos, cerca de 15,5% dos homens de todas as idades.

Disfunção Eréctil – A disfunção eréctil pode ser definida com a incapacidade persistente para obter ou manter uma erecção peniana que permita a um homem ter relações sexuais satisfatórias. Significa o mesmo que “impotência sexual”, embora este termo seja pouco utilizado pelos médicos, excepto quando descreve um grau extremo de disfunção eréctil.

Disfunção Ejaculatória – A disfunção ejaculatória caracteriza-se por uma perturbação do momento ou da quantidade de emissão de esperma. Pode ser prematura, retardada, retrógrada ou anejaculação – ausência completa de ejaculação.

Disfunção Orgásmica – A disfunção orgásmica é a dificuldade ou incapacidade, recorrente ou persistente, de atingir o orgasmo ápós uma fase de excitação sexual adequada em termos de foco, intensidade e duração.

Nuno Monteiro Pereira
Urologista

 

Clínica São João de Deus

www.saojoaodedeus.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.