Consultório: Bem-estar sexual
O Jornal do Centro de Saúde coloca este espaço à tua disposição para expores todas as tuas dúvidas sobre sexualidade. Quem responde é a Dra. Manuela Costa, sexóloga e professora universitária do Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Será que tenho de ser circuncidado?
Gostaria de esclarecer duas dúvidas. Uma relativamente a uns pequenos picos brancos em volta da glande que sempre tive. É normal? Quando mantenho uma relação sexual com minha namorada, e como não sou circuncidado, coloco o prepúcio para trás, mas por vezes este faz-me algumas dores. A glande fica totalmente de fora, mas, em erecção, provoca algumas dores. Será que tenho de ser circuncidado? (21 anos, sexo masculino)
Resposta: Deve ser observado por um médico urologista. Por este meio, como compreenderá, não é possível estabelecer um diagnóstico que carece de observação clínica. Pode sempre dirigir-se ao seu centro de saúde.
Devemos utilizar sempre preservativo?
Eu tenho uma relação de três anos com o meu namorado e tomo a pílula aconselhada pelo médico. Quando temos relações sexuais nem sempre usamos preservativo, porque até hoje não tivemos mais parceiros sexuais e a probabilidade de ter doenças sexualmente transmissíveis é baixa. Acresce que preferimos ter relações sem o preservativo. A questão é se deveríamos utilizar sempre preservativo? (sexo feminino)
Resposta: Por uma questão de precaução aconselho a que ambos façam testes de pesquisa das infecções sexualmente transmissíveis (IST).
No caso de serem todos negativos, e dado que não têm outros parceiros sexuais, então sem qualquer problema podem prescindir do uso do preservativo. Contudo, não se esqueça que a protecção da pílula contraceptiva mesmo quando tomada correctamente é da ordem dos 98, 99%.
Não consigo ficar erecto
Sou saudável, faço ginástica e jogo futebol. Há cerca de oito anos tive uma relação da qual nasceu uma menina. A partir daí, não foi o mesmo… Neste momento tenho uma namorada de quem gosto muito, mas não consigo ficar erecto… O que devo fazer? A que tipo de médico devo ir? Devo tomar algum fármaco? Estou desesperado. Agradecia imenso a vossa ajuda. (52 anos, sexo masculino)
Resposta: Não é muito específico no que se refere ao seu problema. A falta de erecção pode ser devida a vários motivos de âmbito fisiológico e/ou psicológico. A sua informação não é suficiente para, por este meio, ser possível identificar a causa da disfunção eréctil. Aconselho a ida a uma consulta de sexologia afim de se avaliar a índole do problema e consequentemente ser tratado de acordo com o diagnóstico.
Este espaço é teu! Envia as tuas questões para consultorio@jornaldocentrodesaude.pt
Jornal do Centro de Saúde
www.cscarnaxide.min-saude.pt/jornal/

