Truques para um natal light: no peso e na sua carteira - Médicos de Portugal

A carregar...

Truques para um natal light: no peso e na sua carteira

9 Dezembro, 2014 0

O Natal e o Ano Novo são, por excelência, festas comemoradas em volta da mesa, e apesar de serem festas pelas quais ansiamos o ano inteiro, trazem-nos geralmente dificuldades no que se refere à gestão do peso.

É comum, as pessoas engordarem nesta altura do ano e, posteriormente, sofrerem de uma certa resistência à retoma de hábitos de vida saudável.

A Nutricionista Carla Castrelo, dá-lhe algumas dicas para ajudar a manter o peso durante esta época festiva e para retomar um estilo de vida saudável, no início do novo ano.

 

Dica 1 – Não vá para a mesa com fome!
A tendência é para ingerir maior quantidade de alimentos quando se deixa acumular a fome, especialmente alimentos com maior teor em açúcar.
Opte por um iogurte ou uma peça de fruta da época.

Dica 2 – Faça lanches saudáveis a meio da manhã e a meio da tarde.
Nestes dias, poupamo-nos para o jantar ou para o almoço, até porque já sabemos que vamos comer em maior quantidade.
Contrariamente, devemos ter a noção de que devemos fazer refeições ligeiras de 3 em 3h ( saladas, fruta, um iogurte, sopa, são óptimas opções, pois dão-nos saciedade ).

 

Dica 3 – Substitua alguns ingredientes das suas receitas, por outros menos calóricos ( mas que sejam saborosos )

Troque as natas por queijo fresco batido sem gordura ou natas light
Optar por carnes magras ( peru, frango, p.ex. ). Ao reduzir a gordura estará a ingerir menos calorias e mais dificilmente aumentará de peso.
Troque a farinha refinada por farinha de trigo integral
Troque o açúcar branco por açúcar amarelo ou mascavado e utilize menor porção deste.
Troque o grão e a batata-doce pela abóbora, cujas calorias são muito menores.

 

Dica 4 – Comer devagar ( saboreie ).
Se mastigar de forma lenta terá os mesmos alimentos por mais tempo no seu prato e o excesso será minimizado.

 

Dica 5 – Beber chá/ água no intervalo das refeições.
Porque o tempo é frio, água ou bebidas quentes podem ser muito saciantes, pois inibem a ingestão de alimentos em excesso e do excesso de açúcar.
Preferir o chá verde sem cafeína ou chá vermelho.

 

Dica 6 – Após a refeição servir-se dos doces num prato pequeno, seleccionado só aqueles de que mais gosta e… resista aos outros
Pode comer um pouco, desde que não ultrapasse a dose de um prato de sobremesa.

 

Dica 7 – Não se sentar próximo da mesa dos doces após as refeições principais.
A tendência para ingerir alimentos sem fome triplica!

 

Dica 8 – Fazer exercício físico nos dias antes e após as festas.
Não prologue o dia 24, 25, 31 e 1 pelos restantes dias da semana…
Com o exercício irá permitir despender de algumas das calorias que armazenou durante estes dias.
Como não é fácil “controlar” a ingestão calórica nestes dias, aconselha-se a fazer exercício todos os dias (uma caminhada de 45-60min, por ex.).

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.