Personalidades vestiram-se a rigor para dar largas à veia artística - Médicos de Portugal

A carregar...

Personalidades vestiram-se a rigor para dar largas à veia artística

1 Dezembro, 2004 0

O Museu de Cerâmica de Sacavém foi palco de uma iniciativa conjunta da APOROS – Associação Nacional Contra a Osteoporose – e da Câmara Municipal de Loures, que visou comemorar o Dia Mundial da Osteoporose (20 de Outubro) de uma forma dife­rente e especial.

Intitulada «Osteoporose: interpretar e pintar a doença», contou com o apoio da Lilly Farma, do Centro de Informação do Iogurte e da Faculdade de Motricidade Humana e, como não poderia deixar de ser, a iniciativa procurou fundamentalmente alertar a população para a importância da prevenção e do tratamento para combater uma doença que pode conduzir à invalidez.

Na acção estiveram presentes várias figuras públicas. Porém, não compareceu o novo rosto da campanha «Invista um minuto de atenção na sua prevenção». Mais uma figura pública que se alia a personalidades como Ana Bola, Dulce Pontes, Inês Pedrosa, Lídia Franco, Helena Sacadura Cabral e Simone de Oliveira, entre muitas outras.

Acontece que esta cara fresca é um tanto ou quanto especial. É verdade, juntou-se um rosto masculino em prol da prevenção da osteoporose. Trata-se do actor Virgílio Castelo, que não assistiu às comemorações agendadas por motivos profissionais.

Juntos para sensibilizar e prevenir

No início da tarde, antes dos convidados darem «asas à veia de pintores» em duas telas em branco – com o auxílio dos artistas plásticos João Figueiredo, Miguel Barros e Maria Galamba –, decorreu uma cerimónia, em que discursaram a Dr.ª Viviana Tavares, presidente da APOROS, o Eng.º Jorge Baptista, da Câmara Municipal de Loures, a Dr.ª Ana Pires, nutricionista do Centro de Informação do Iogurte, o Dr. Alexandre Dinis, chefe de Divisão das Doenças Genéticas, Crónicas e Geriátricas da Direcção-Geral da Saúde, e a Dr.ª Fátima Baptista, coordenadora do Núcleo Exercício e Saúde, da Faculdade de Motricidade Humana.

Todas estas áreas se interligam, sendo deveras fundamentais na prevenção. Aliás, para Jorge Baptista, «urge mudar de tipo de vida e acções como esta servem para sensibilizar a população para o problema da osteoporose, que tanto afecta mulheres como homens».

Viviana Tavares, responsável por uma associação que já tem uma década de existência, não deixou de salientar o empenho do Ministério da Saúde nesta causa.

«A osteoporose é uma doença com fortes possibilidades de ser prevenida, sobretudo, pela mudança de hábitos menos saudáveis relacionados com a alimentação e com o exercício físico», disse a responsável pela APOROS, acrescentando que «uma população informada fica com a “arma” nas mãos para lutar».

De facto, segundo exemplificou Fátima Baptista, «ter uma actividade física pode não prevenir certas patologias, como a doença de Parkinson, mas sim a osteo­porose. Feita regularmente, previne o seu aparecimento e combate as fracturas naqueles que já sofrem da doença».

No que diz respeito à alimentação como factor preventivo desta doença, a ingestão de cálcio é imprescindível. Foi, pois, para reforçar e lembrar que uma alimentação rica em produtos lácteos torna a massa óssea mais resistente que o iogurte teve uma forte presença no local.

«O leite é essencial, mas existem pessoas que não o toleram. Nestes casos, o iogurte funciona como um substituto ideal», afirmou Ana Pires.

Durante todo o dia decorreram ras­treios de densitometria óssea gratuitos, assim como aulas de exercício físico para seniores, nas instalações do Museu de Cerâmica de Sacavém. A adesão foi bastante positiva.

Quanto às duas telas pintadas por artistas, doentes, médicos, entidades, figuras públicas e jornalistas, depois de finalizadas, foram oferecidas à APOROS e à Câmara Municipal de Loures, no fundo, as duas entidades que promoveram esta original iniciativa que, entre algumas figuras públicas, contou com a presença de um jovem promissor – João Vilela, jogador da equipa B do Benfica, que simbolizou a importância do exercício físico como medida preventiva.

Sofia Filipe

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.