Perguntas Sobre a Próstata
O que é a próstata? A Próstata é uma glândula sexual acessória cuja função, juntamente com as Vesículas Seminais, é a produção do líquido seminal. No estado normal tem a forma e o volume de uma castanha, com cerca de 20g. de peso.
Onde está localizada a próstata e com que órgãos se relaciona?
Situada na bacia pélvica, na encruzilhada do aparelho urinário baixo com a via seminal. Está sob a bexiga e é atravessada pela parte inicial da uretra. As Vesículas Seminais que ficam atrás da Próstata juntam-se aos Canais Ejaculadores que a atravessam e terminam perto na uretra, já na parte inferior da Próstata.
Os Canais Ejaculadores transportam os espermatozóides e secreções das Vesículas Seminais para a uretra onde se juntam às prostáticas. A próstata encontra-se para além disto em frente do recto e assenta na musculatura do pavimento pélvico que contem o esfíncter externo da uretra.
As relações da próstata com os orgãos vizinhos são responsáveis pela importância que as doenças desta pequena glândula têm. Justificam ainda as sequelas resultantes das várias terapêuticas necessárias para o seu tratamento. Desde queixas da bexiga, que são o aspecto mais habitual, aos problemas de incontinência, da ejaculação, potência sexual e mesmo rectais.
Quais são as doenças da próstata mais comuns?
A mais conhecida é a Hipertrofia Benigna da Próstata, que se começa a fazer sentir a partir dos 50 anos. Aumenta de prevalência com a idade e atingirá virtualmente todos os homens se viverem o tempo suficiente. Aos noventa anos a prevalência é de quase 100%. A maioria dos doentes com sintomas necessita de terapêutica medicamentosa, só uma minoria de 10% vem a ser operado.
As cirurgias habitualmente são realizadas por via endoscópica ou por via aberta, dependendo do volume da próstata. A cirurgia endoscópica é o “gold standard” já que alia a eficácia à mínima agressividade. É realizada por um aparelho que permite acesso à próstata através da uretra e com uma ansa diatérmica resseca o tecido em excesso em fragmentos. A cirurgia aberta é necessária para tratar próstatas de maior volume e tem por objectivo remover o nódulo de adenoma que cresce no interior da glândula.
[Continua na página seguinte]
O Carcinoma da Próstata é o tumor com maior prevalência entre os homens e a segunda maior causa de morte por neoplasias. Presentemente, cada vez mais, é diagnosticado precocemente em estadio curável. Para isto contribui o aparecimento do doseamento do PSA (Antigénio Específico da Próstata) e a divulgação que os “media” têm feito junto da população. Nesta fase a doença não dá sintomas. As queixas que eventualmente existem, normalmente são devidas a Hipertrofia Benigna, que frequentemente coexiste. Quando surgem sintoma provocados pelo carcinoma, a doença já é muito extensa e não pode ser curada. Os tratamentos que se fazem são medicamentosos, habitualmente de supressão hormonal e conseguem estabilizar a doença durante um número variável de anos.
A prostatite aguda e prostatite crónica, são doenças inflamatórias, que atingem homens de qualquer idade, frequentemente com queixas urinárias irritativas intensas, provocando desconforto ao ponto de serem incapacitantes para a actividade profissional. Normalmente as crónicas evoluem por crises mais ou menos arrastadas, mais ou menos frequentes.