Eu gosto é do Verão…
O exercício físico é importante, mas não é necessário bater nenhum recorde do mundo… Até porque os resultados não seriam os melhores, em corpos modelados pelo sedentarismo.
Bastará uma actividade que permita queimar calorias, sem contudo levar a um desgaste físico exagerado ou estimular acentuadamente o apetite. E ainda se ganha em flexibilidade e resistência.
Perder peso exige motivação, esforço e tempo para conquistar uma vida mais saudável, neste Verão e nos próximos, com ou sem desfile, com ou sem bikini às bolinhas amarelas…
[Continua na página seguinte]
Regras de ouro
Mudar hábitos alimentares é condição necessária para perder peso e viver com saúde.
1. (R)estabeleça o hábito de comer frutas, verduras e vegetais
2. Faça entre 6 a 7 refeições diárias
3. Coma com calma, mastigue bem os alimentos e acabará por comer menores quantidades uma vez que terá uma maior sensação de saciedade
4. Pratique exercício regularmente, porque aumenta o metabolismo, queimando mais gorduras ao longo do dia, para além de tonificar o corpo.
Pense bem…
A busca da silhueta perfeita leva a uma preferência de consumo que cria nichos de mercado para muitos bens alimentares. Nas prateleiras dos supermercados, há um sem-número de promessas de 100% de prazer com menos calorias. Sumos, cereais, iogurtes, manteigas, queijo, chocolates, diet ou light, são tentadores. Mas serão eficazes?
Antes de mais “diet” significa apenas que foi substituído um ingrediente do alimento original, normalmente o açúcar, sal ou cafeína, por outro que mantém o sabor. Isso nem sempre é sinónimo de um alimento menos calórico. Os produtos “diet” são aqueles produzidos para atender às necessidades dietéticas específicas dos portadores de várias doenças.
Já “light” implica uma redução de pelo menos 25% de um determinado nutriente e /ou valor calórico face ao alimento tradicional, o que o torna, de facto, mais apropriado para quem pretende perder quilos.
O problema é quando a tentação faz com que se coma maior quantidade do produto light face ao original. Ou seja, fica tudo em “águas de bacalhau”…
…e coma melhor
Mesmo sem qualquer obsessão com o peso, o Verão apela a refeições mais leves e a especial cautela com a segurança alimentar. O calor estraga mais facilmente os alimentos, frescos ou cozinhados.
MAIS
Frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, pão escuro, carnes magras, queijos menos gordos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Fraccione as refeições (coma mais vezes, em menor quantidade).
MENOS
Fritos, bebidas alcoólicas, carnes gordas, queijos gorsoe, maionese, produtos de pastelaria.
FARMÁCIA SAÚDE – ANF
www.anf.pt
Páginas: 1 2

