Artrose: ai… estas dores…
Dor nas articulações, sensação de rigidez e edema podem provocar deformações e até incapacidade da região afectada. Os efeitos da artrose são progressivos. Mas é possível eliminar alguns factores de risco, como o excesso de peso ou as fragilidades musculares.
Joelhos, ancas, mãos e coluna são as articulações mais afectadas pela artrose, a doença reumática mais comum. Calcula-se que entre 80 a 90 por cento das pessoas com mais de 55 anos tenham algum tipo de manifestação de artrose.
Pode surgir sem motivo. Ou resultar de factores específicos como doenças metabólicas, distúrbios anatómicos, traumatismos, artrites e infecções, sem esquecer a componente hereditária, nomeadamente quando são afectadas várias articulações.
Assim, as pessoas que têm parentes com artrose generalizada apresentam maior risco de desenvolver a doença. Da mesma forma, a obesidade facilita a doença nos joelhos e, entre as mulheres, é mais frequente depois da menopausa, devido às alterações hormonais.
Há muitos tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas e preservar a função articular e a qualidade de vida. Desde a mera orientação educacional à cirurgia, o uso da medicação e a fisioterapia são recursos para combater os efeitos da doença.
Eliminar os factores de risco, como o excesso de peso, e preservar a saúde dos músculos torna a actividade física diária muito importante. Aqui é fundamental o uso de calçado confortável. Como prevenção dos casos de dor aguda, é recomendável a utilização de anti-inflamatórios não-esteróides (não-derivados de hormonas) antes de alguma actividade física.
Os medicamentos de uso tópico (creme, pomada, spray, designadamente) com propriedades analgésicas e/ou anti-inflamatórias também podem ser utilizados.
Artrite, Artrose e… Afins
A artrite é uma inflamação da articulação, que provoca dor, limitação de movimento e até deformidades, podendo afectar adultos em qualquer idade e crianças. Já a artrose é uma doença degenerativa da articulação, afectando pessoas mais velhas, e na qual se verifica a deterioração da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando diferentes graus de dor, inflamação e incapacidade. Por sua vez, a artrite reumatóide é uma doença crónica, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas articulações e pode atingir outros órgãos, como, por exemplo, olhos, coração, pulmão e sistema nervoso.
Algumas destas doenças reumáticas podem ser prevenidas – é o caso da artrose provocada por uma deformidade congénita, ou a osteoporose, quando as mulheres jovens são devidamente orientadas. A gota também pode ser prevenida, tratando-se o excesso de ácido úrico no sangue, antes que ele forme cristais e se deposite na articulação, provocando inflamação, dor e incapacidade. Manter o peso ideal com exercícios e dietas é uma boa maneira de prevenir doenças.
FARMÁCIA SAÚDE – ANF
www.anf.pt