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Alimentação – Os mitos das dietas

10 Setembro, 2014 0

Sempre que assunto é dietas ou perda de peso, há uma série de ideias preconcebidas: possivelmente já deve ter ouvido dizer que “a água durante as refeições engorda imenso!” ou “as barras de cereais são ótimas e não têm tantas calorias”. São apenas dois exemplos de “mitos” sobre o bem ou o mal de determinadas práticas alimentares. Para esclarecer algumas dúvidas, convém saber o que é de facto real e o que constitui um mito da alimentação quando se quer fazer dieta.

ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA.

Os nossos pais e avós sempre o disseram, mas, na verdade, a única coisa que beber água durante as refeições provoca é a sensação de barriga cheia, o que até pode ser positivo. Ao ingerir água, o seu estômago fica mais preenchido, dando a sensação de plenitude. Para além disto, a água contém 0kcal/100ml e alguns micronutrientes. Por esta razão, não é possível contribuir para a acumulação de gordura no seu corpo.

NÃO FAZ MAL SUBSTITUIR O PÃO POR BOLACHAS.

Nas casas de todos os portugueses, as bolachas são devoradas e são considerados os melhores snacks, e os mais rápidos e fáceis de preparar também. Até existem no mercado inúmeras bolachas ditas saudáveis, integrais ou sem açúcar. É verdade que existem algumas bolachas que, devido aos seus componentes integrais até serão melhores do que alguns tipos de pão. No entanto, as bolachas são produtos de pastelaria e são produtos processados. A substituição da ingestão de pão por tostas ou bolachas integrais pode muitas vezes ser uma armadilha.

O pão é habitualmente isento de gorduras e possui fibras que conferem maior saciedade do que as tostas ou bolachas, que, por seu lado, têm muitas vezes gorduras vegetais na sua composição.

Um pão integral ou de mistura fornece aproximadamente as mesmas calorias que 4 tostas ou bolachas e é muito mais saciante, pelo que será necessário comer menor quantidade para atingir o mesmo grau de satisfação.

Para além disso, a regra deve estar na forma comedida com que se consomem bolachas ou pão. Não vale a pena comprar bolachas “light” se comer demasiadas de uma só vez. E quanto ao pão, a regra é a mesma. E atenção, numa fatia de pão o mais calórico será o que se coloca no pão e não o pão em si. Há diferença entre uma fatia de pão com queijo fresco ou uma fatia de pão com compota, ou ainda com manteiga.

Seja como for, se consumir bolachas evite comer pão. As duas opções aportam demasiados hidratos de carbono que se não forem gastos, com atividade física intensa, transformam-se em gordura.

PODE-SE COMER FRUTA À VONTADE.

Existem muitas dietas que dão a indicação de que se é livre de comer toda e quanta fruta quiser. É uma convenção dizer que a fruta é saudável, mas existem frutos que são demasiado ricos em açúcar. Um adulto saudável precisa de ingerir entre 2 a 3 peças de fruta por dia, este seria o número ideal. Mas se está a pensar perder peso, o número pode ser menor ou apenas variável. Consulte um médico especialista que o possa orientar. Lembre-se que 1 grama de açúcar equivale a 4 calorias. No Portal de Segurança Alimentar são listadas as frutas com maior valor calórico por 100 gramas, como: abacate, banana, coco e figo, goiaba, maracujá. Já as maçãs, morangos, laranja, nectarina são frutas pouco calóricas e ainda menos o melão e a melancia.

AS BARRAS DE CEREAIS SÃO MUITO SAUDÁVEIS PARA A DIETA.

Estes snacks, supostamente ideais para quem quer perder peso, são de evitar, pois apresentam um elevado nível glicémico. Normalmente, quem quer emagrecer e complementa com exercício físico no ginásio, pensa que as barras de cereais são o melhor para manter a energia e compensar o estômago com a ingestão de fibra. No entanto, este tipo de alimentos geralmente contém muitas calorias e quantidades grandes de açúcar. Grande parte da composição das barras de cereais são hidratos de carbono, e a fibra “deixa sempre um pouco a desejar”.

Porque têm um alto teor de sódio e de açúcar, são muito rapidamente digeridas e absorvidas pelo seu organismo, não saciando muito. Opte por comer fruta fresca com casca, prepare em casa e leve numa caixinha, para não se preocupar em descascar no balneário do seu ginásio.

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