Acne ligeira e moderada: Como pode tratar?
O que é e como surge: A Acne é a mais comum das doenças da pele. Apresenta-se como uma inflamação causada pela obstrução dos poros devido à produção excessiva de gordura, e em consequência formam-se comedões (pontos brancos ou negros), borbulhas e, em casos mais graves, pústulas (borbulhas inflamadas e com pus).
Pode atingir pessoas de todas as idades, contudo é mais frequente em adolescentes e adultos jovens. Aparece sobretudo nos rapazes (uma vez que está relacionada com os níveis aumentados de testosterona e androgénios), podendo surgir em diversas zonas do corpo – rosto, costas, peito e ombros. Nas raparigas, é mais comum em situações em que ocorrem variações dos níveis hormonais (como é o caso do período menstrual).
A acne também se pode desenvolver em pessoas adultas, especialmente mulheres. A “acne tardia” pode ter diversas causas – alterações hormonais durante a gravidez, o início ou paragem da toma da pílula anticoncepcional, a toma de alguns medicamentos com corticosteróides, androgénios, medicamentos destinados a diminuir a acção do sistema imunitário, certos antibióticos ou lítio, mas também como consequência do uso de cosméticos de base excessivamente oleosa.
A acne é desencadeada por alterações hormonais que estimulam excessivamente as glândulas sebáceas (produtoras de gorduras). Em circunstâncias normais, o sebo que se forma é eliminado pelo poro. Mas quando a produção é excessiva, há dificuldade na saída e eliminação da gordura devido à obstrução do poro, desenvolvendo-se uma inflamação da glândula sebácea. Caso seja alvo da acção de bactérias existentes na pele, esta inflamação pode evoluir e manifestar-se, nas situações mais complicadas, como nódulos com pus, e até mesmo quistos.
Existem algumas evidências que apontam para a existência de alguma predisposição genética no aparecimento da acne.
Problemas levantados pela acne e mitos que lhe estão associados
Os jovens, muito preocupados com a sua aparência, chegam a viver em grande desconforto psicológico, olhando para os outros jovens, alguns igualmente marcados pela seborreia, pelos denominados “pontos negros” e até pelas pápulas, pústulas e nódulos. A acne pode deixar cicatrizes persistentes ter consequências importantes no desenvolvimento psicológico do adolescente e jovem adulto. Daí que a importância do tratamento da acne nesta fase da vida seja ainda maior do que num adulto.
Convém também esclarecer que há ideias não fundamentadas que correm acerca da acne. Ora, ela não surge devido à falta de higiene, embora para quem tem acne a higiene seja muito importante; não é verdade que o sol melhore a acne (se bem que possa melhorar as lesões inflamatórias, irá agravar os comedões); o chocolate, os fritos e os frutos secos não provocam a acne; lavar a cara muitas vezes ao dia não ajuda a combater a acne, pelo contrário, poderá agravá-la. Hoje é consensual que a cara deve ser lavada apenas duas vezes ao dia, de manhã e à noite, e com produtos apropriados.
As excessivas lavagens irritam a pele estimulando ainda mais a produção de gordura.
Em caso algum se devem espremer as borbulhas, pois pode levar ao aparecimento de cicatrizes irreversíveis.
Páginas: 1 2