13 de Outubro - Dia Mundial da Dor Neuropática - Médicos de Portugal

A carregar...

13 de Outubro – Dia Mundial da Dor Neuropática

13 Outubro, 2009 0

Arranca hoje a campanha “A sua dor é real e tem um nome”, campanha da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), do Instituto Português de Reumatologia (IPR), da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação (SPMFR) e da Pfizer, que pretende alertar os portugueses para a dor neuropática e os sintomas sugestivos desta doença.

Os resultados do estudo mostram que mais de 70% da população nunca ouviu falar de dor neuropática, é urgente sensibilizar os portugueses para dor neuropática, uma doença com um impacto muito significativo na qualidade de vida dos doentes e que tem uma taxa de subdiagnóstico muito elevada.

A campanha “A sua dor é real e tem um nome”, da Associação Portuguesa de Estudo da Dor (APED), do Instituto Português de Reumatologia (IPR), da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR) e da Pfizer, chega a Portugal para colmatar as necessidades sentidas pelos inquiridos no estudo de percepção. Despertar e informar a população sobre uma doença que se estima que possa afectar até 7% da população.

O site exclusivamente dedicado à dor neuropática, www.dormisteriosa.com.pt, tem o objectivo de tornar a informação sobre dor neuropática acessível a todos. Neste, os visitantes podem responder a um questionário sobre dor neuropática, esclarecer dúvidas em relação aos sugestivos sintomas da doença e ler sobre casos clínicos de dor neuropática que podem ajudar o visitante a identificar-se.

De forma a chegar de forma personalizada à população, a campanha de sensibilização vai também marcar presença em Centros de Saúde, hospitais e centros comerciais, a partir de 12 de Outubro e até à primeira semana de Novembro os visitantes do “Espaço Dor” podem informar-se sobre os sintomas sugestivos da dor neuropática. Os interessados vão ter oportunidade de responder a um questionário que ajuda a reconhecer se a pessoa tem os sintomas sugestivos desta doença.

12 a 18 de Outubro – Centro Comercial Vasco da Gama (Lisboa)

19 a 25 de Outubro – Centro Comercial Norte Shopping (Porto)

16 Outubro a 1 de Novembro – Centro Comercial Coimbra Shopping (Coimbra)

2 a 8 de Novembro – Centro Colombo (Lisboa)

Sensações como picadas, formigueiro, queimaduras e choques eléctricos não acontecem por acaso. São sintomas reais, que podem indicar a presença de dor neuropática.

Na Semana Europeia da Luta Contra a Dor, de 12 a 18 de Outubro, a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), o Instituto Português de Reumatologia (IPR), a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação (SPMFR) e a Pfizer, lançam a campanha “A sua dor é real e tem um nome”, alertando todos portugueses para a dor neuropática e sintomas que a sugerem.

A dor neuropática é um tipo de dor crónica causada por uma lesão nos nervos ou em zonas do sistema nervoso central (como a medula ou cérebro) que percepcionam sinais de dor, o que provoca no doente uma dor persistente, normalmente caracterizada por sensações de picadas, queimadura, choques eléctricos ou formigueiro. Ao contrário da dor aguda, que habitualmente constitui uma resposta normal do organismo que avisa quando qualquer coisa não está a funcionar em condições e desaparece após cura da lesão, a dor crónica não tem qualquer função protectora e persiste após a cura da lesão.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.