Recupere a saúde da sua pele

Os meses de Verão são os maiores agressores da pele e do cabelo. As baixas temperaturas do Outono e Inverno também agridem a pele. A explicação está no clima seco, no vento em excesso, na mudança repentina de temperatura.
Depois do sol, da praia e da piscina, se se olhar com atenção ao espelho, perceberá que a sua pele facial e corporal estará sem vida e pouco luminosa. A desidratação da pele no Verão é muito comum e é neste período que o organismo perde mais água. A exposição solar intensifica o envelhecimento das células da pele, tornando-a mais áspera e ressequida.
Existem vários produtos no mercado que são adequados à limpeza diária da pele. Todas as mulheres devem lavar o rosto e utilizar um creme hidratante antes de se deitarem. Diariamente. Sem esquecimentos. Por norma, as mulheres que sofrem de pele seca já têm esta rotina diária. No entanto, as agressões próprias do Verão obrigam a que os cuidados sejam ainda maiores após as férias independentemente de sofrer ou não deste problema.
Cada pessoa tem a sua especificidade de pele pelo que deverá aconselhar-se com o seu dermatologista e procurar o melhor produto para si. Hoje em dia, nesta área, a oferta de produtos é enorme e a dificuldade está na escolha. A Cosmética tem soluções baseadas em princípios activos adequados para recuperar a hidratação da sua pele! Em simultâneo, deve continuar o bom hábito de beber água. Litro e meio por dia é o mínimo recomendado. Por isso, se tem pouco hábito de beber água, “vingue-se” na fruta, na sopa, nas limonadas… e sempre que sair de casa, leve consigo uma garrafa para que esta “obrigação” não caia no esquecimento.
Da higiene à alimentação
“A pele é um órgão grande, extenso e que está muito exposto”, defende a Dr.ª Olga Xavier, Médica de Medicina Geral e Familiar. A especialista defende ainda que é também a pele que confere menos preocupação por parte das pessoas, ao contrário de outros órgãos e que a tendência deverá inverter-se. Por isso, não se esqueça de se mimar e de promover a saúde cutânea…
A forma mais fácil e recomendada de hidratar a pele é, segundo António Picoto, presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, “usar diariamente protector solar e cremes hidratantes, não fazer banhos muito prolongados ou com água muito quente, ter uma alimentação rica em água, sopas, saladas, legumes, e ingerir líquidos ao longo do dia, com moderação”.
O produto de higiene que utilizar não deve ser desengordurante. “Deverá compensar diariamente com um creme para a face e um leite para o corpo, sobretudo nas áreas de pele mais seca. As pessoas de pele muito seca, poderão beneficiar de cápsulas ricas em ácidos gama linolénicos”, informa Osvaldo Correia, secretário-geral da APCC.
Evitar a pele seca
Dá-se este nome “à pele com pouca água na camada mais exterior da pele (estrato córneo) que funciona como barreira epidérmica que retém água nesta camada da pele e que regula a perda de água para o exterior (transpiração insensível)”, segundo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) na sua campanha “Consulte o Dermatologista”.
Páginas: 1 2