O carinho dos enfermeiros com os bebés - Médicos de Portugal

A carregar...

O carinho dos enfermeiros com os bebés

23 Abril, 2007 0

Desde 1997, a Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras (APEO) promove o desenvolvimento deste grupo de enfermeiros, com um papel preponderante no nascimento e acompanhamento de bebés e respectivas mães.

Existem cada vez mais enfermeiros especializados. Com isto em mente, um conjunto de enfermeiros dedicados à obstetrícia decidiu criar a Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras (APEO).

Segundo o enfermeiro Vítor Varela, actual presidente da APEO, «a ideia surgiu quando, em Oslo, num encontro da Confederação Internacional de Parteiras, de entre os 99 países presentes, Portugal era o único que não tinha uma representação própria».

Sentido a necessidade de criar tal estrutura, em conformidade com o que se passava noutros países, um conjunto de profissionais do Hospital Garcia de Orta passou à acção e criou a APEO.

«Nós somos uma associação com fins científicos, que visa a especialização dos enfermeiros obstetras, que promove o desenvolvimento profissional e a discussão sobre as competências e actividades em relação aos cuidados materno-infantis a prestar em todo o País. Trabalhamos para uma dinâmica interactiva, pois estivemos muito tempo de costas voltadas uns para os outros e foi fundamental alterar essa situação que não beneficiava ninguém», refere o enfermeiro.

Seguiram-se as reuniões com enfermeiros de todo o País, ainda no Hospital Garcia de Orta, até que sentiu a necessidade de um encontro nacional. A primeira edição «durou três semanas, pois organizamos um dia em cada semana, a 1.ª no Porto, a 2.ª em Coimbra e a 3.ª em Lisboa, para chegarmos a todas os especialistas de saúde materna e obstetrícia. Hoje, nesses encontros, que se realizam anualmente, já conseguimos trazer até Portugal grandes nomes sobejamente conhecidos e reconhecidos da nossa área, além de termos instituído um prémio científico, a nível nacional, de aleitamento materno. Somos membros da Associação Europeia de Enfermeiros Obstetras e pertencemos à comissão executiva da International Confederation of Midwives».

Em jeito de balanço, pois aproximam-se novas eleições e o Enf. Vítor Varela irá passar o testemunho como presidente da Associação, «acho que foi um trabalho árduo mas satisfatório».

No entanto, o trabalho está longe de estar concluído pois, «ainda nos falta, como Associação, atingir alguns objectivos: estamos em discussão com a Ordem dos Enfermeiros acerca da regulamentação da especialidade de saúde materna e obstetrícia, devemos apostar ainda mais na investigação e no papel que os enfermeiros podem desempenhar nesta área e temos de melhorar a nossa participação em relação ao apoio que damos às mulheres e aos seus filhos onde, pessoalmente, acho que estamos em claro défice», refere Vítor Varela.

Outra questão vital e cuja modificação depende muito da vontade política, segundo o enfermeiro, «deveriam existir enfermeiros com especialidade materna e obstetrícia na área do pré-natal, e isso é algo que consideramos uma falha gravíssima e tentamos, desde há uns tempos a esta parte, para que, quem decide, possa adoptar essa medida».

Uma das preocupações da Associação é, através de estudos científicos e da sua experiência do dia-a-dia, recomendar a utilização dos melhores produtos para os bebés e para as mamãs.

Os recém-nascidos têm de ser cuidados com produtos seguros e eficazes. Segundo o presidente da APEO, «neste momento recomendamos dois produtos para as mães e dois para os bebés, sendo que um deles é o Halibut Derma Creme. Essas chancelas são atribuídas seguindo regulamentos científicos acerca das composições dos produtos, bem como pela credibilidade que nos inspira o próprio produto pela utilização diária que temos dele», e acrescenta:

«No caso de Halibut Derma Creme além da nossa experiência do dia-a-dia na utilização deste produto, existem estudos científicos que sustentam esta recomendação. Foram realizados estudos que comprovam que o produto tem uma tolerância cutânea de 100% e é altamente eficaz no que respeita à sua capacidade protectora da pele.»

O novo Halibut Derma Creme, composto por vitamina A, óleo de girassol, vitamina E e óxido de zinco, é ideal para a protecção na zona da fralda e para aliviar sensações desconfortáveis da pele do bebé, nomeadamente nas bochechas e mãos.

Este novo produto, surgiu como o complemento na prevenção ao tradicional Halibut Pomada, tão utilizado no tratamento da assadura da fralda. O Halibut Derma Creme é muito fácil de aplicar, de absorção imediata, e tem um suave perfume, o que o torna ideal para utilização diária em cada muda da fralda.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.