Dar vida aos anos
E mente ágil
Tão importante como a saúde do corpo é a da mente. O contacto com as outras pessoas é essencial em todas as fases da vida, mas ainda mais relevante à medida que se envelhece. Nessa altura da vida, a companhia é preciosa, sobretudo quando é muito provável que se viva na viuvez.
E perdido o companheiro de uma vida fica-se certamente mais só do que nunca e a tentação de se refugiar nessa solidão pode ser grande. Ir ao encontro de quem já se conhece ou travar novas amizades é a alternativa: com essas pessoas podem partilhar-se as memórias e experiências, podem aprender-se coisas novas, descobrir interesses nunca sonhados.
Há que estimular a mente: ler, jogar às cartas, fazer puzzles, costurar, experimentar novas receitas de cozinha, dedicar-se à jardinagem – vale tudo para vencer o tédio.
E há sempre o voluntariado – ajudar os outros permite redescobrir um novo sentido para a vida. O que é importante é manter-se activo e autónomo, física e intelectualmente.
Mandamentos para saúde e o bem-estar
O envelhecimento é um caminho em que damos os primeiros passos mal nascemos. Contra isso nada podemos fazer, mas nas nossas mãos está envelhecer com qualidade, o que passa por:
• Fazer uma alimentação equilibrada – Com mais frutas, vegetais e cereais e menos gorduras, menos sal e menos açúcar, além de líquidos em abundância;
• Proteger os ossos da osteoporose – Com o cálcio fornecido pelos alimentos (lacticínios e peixe, entre outros) e com exercício físico, para fortalecer músculos, articulações e ossos;
• Prevenir o risco de quedas – Organizando a casa à prova de acidentes (sem tapetes e fios soltos e outros objectos no meio do caminho, com barras de apoio e luzes de presença, por exemplo), usando calçado anti-derrapante e, se necessário, apoios à marcha (bengala);
[Continua na página seguinte]
• Treinar a memória – Falando com outras pessoas, lendo e fazendo exercícios como palavras cruzadas, evocando acontecimentos do passado;
• Evitar o isolamento – Mantendo bom relacionamento com familiares e amigos, saindo de casa, envolvendo-se na comunidade;
• Prevenir a doença – Indo ao médico regularmente, fazendo os exames de rotina recomendados;
• Construir a autonomia – Fazendo planos, organizando o dia-a-dia, ocupando os tempos livres.
Pelo envelhecimento saudável
Promover o envelhecimento saudável é a razão de ser da ANEPES, como o próprio nome indica – a Associação Nacional dos Enfermeiros Promotores do Envelhecimento Saudável foi criada em 2008 tendo como objectivo a reflexão e informação sobre os cuidados de enfermagem geriátricos e gerontológicos, tendo em vista responder às exigências do envelhecimento populacional.
Mais em particular, propõe-se apoiar a pessoa e a família no processo de envelhecimento, desenvolver competências do cuidador informal e partilhar conhecimentos e experiências com outros grupos profissionais e instituições de cuidados e formação nestes domínios.
Para a prossecução dos seus objectivos, a ANEPES juntou-se recentemente à Plataforma Saúde em Diálogo, uma entidade de entreajuda e solidariedade que reúne organizações de doentes, consumidores e promotores de saúde, criada sob a égide da Associação Nacional das Farmácias.

