Como proteger os idosos do frio - Página 2 de 3 - Médicos de Portugal

A carregar...

Como proteger os idosos do frio

12 Dezembro, 2014 0

Para Silvia Oliveira, enfermeira responsável pela qualidade e gestão de risco do Hospital de Braga, o exercício físico, nomeadamente as caminhadas, deve ser levado em consideração pois “promove a socialização, evita o isolamento e aumenta a produção de calor”.

Que vestuário usar?

Os idosos devem usar várias peças de roupa em vez de uma única de tecido grosso, porque assim haverá melhor protecção ao frio. “As roupas deverão ser folgadas, estarem secas e de materiais que não façam transpirar, como o algodão e as fibras naturais.” Quando for necessário sair de casa, para além de reforçar o agasalho, como por exemplo, uma capa, um xaile, uma samarra, etc., os idosos deverão levar ainda luvas, gorro ou outro tipo de protecção da cabeça, e, eventualmente, cachecol.

“Não devem usar roupas justas porque dificultam a circulação sanguínea”, acrescenta a Enfermeira Silvia Oliveira, responsável pelo Departamento de qualidade e gestão de risco no Hospital de Braga. É também importante que o calçado seja quente, confortável e anti-derrapante para evitar quedas.

Os perigos que escondem as lareiras e os aquecimentos

Quando a temperatura desce significativamente, o que pode voltar a suceder nos próximos dias, é importante que se mantenha quente e seguro. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alerta para quais os principais problemas relacionados com o frio e como actuar. As crianças e os idosos são grupos particularmente vulneráveis mas qualquer um pode ser afectado.

Segundo o INEM, “embora permanecer em casa o maior tempo possível ajude a reduzir o risco de acidente de automóvel e quedas, poderá também enfrentar riscos domésticos. “A exposição a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde”, alerta este organismo.

Deve haver um cuidado extremo na utilização de lareiras em locais fechados, sem renovação de ar, “devendo nesse caso abrir-se um pouco a janela ou a porta para haver circulação de ar, pois de outro modo poderá haver aumento da concentração de monóxido de carbono, que é um gás letal causando, frequentemente, desenlaces fatais em idosos”, explica Manuel Teixeira Veríssimo. Os mesmos cuidados devem ser tidos com as braseiras, fogareiros ou aquecedores eléctricos, que do mesmo modo consomem oxigénio e aumentam os níveis de monóxido de carbono.

“Também deve haver cuidado para que não existam produtos de fácil combustão junto destas fontes de aquecimento, como por exemplo cortinados, que possam originar incêndios”, conclui. Todos sabemos que os aquecimentos, as braseiras e as lareiras proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar mas também são muitos os portugueses que cometem graves erros e que não se preocupam devidamente com a sua adequada utilização colocando em risco a sua segurança!

[Continua na página seguinte]

Cuidados a ter
Por Enfermeira Silvia Oliveira

Os aquecedores são muito utilizados no tempo frio. Mas escondem alguns perigos. Para evitá-los, siga as seguintes dicas:
– Não deve deixar os aquecedores ligados durante a noite ou quando as pessoas saem de casa;
– Não se recomenda que os coloquem junto a cortinas, toalhas ou mobiliário;
– Não deve deixar roupa a secar sobre os aquecedores.

As lareiras são também utilizadas e exigem igualmente cuidados:
– Ter uma protecção em frente à lareira ou recuperador, pois protege em caso de queda de alguém e evita que as faúlhas dêem origem a um incêndio,
– As intoxicações por monóxido de carbono são habituais, pois as pessoas eliminam todas as possíveis entradas de ar, que não deixam nada que faça alguma ventilação.
– Vedar portas e janelas mas com ponderação.

Perante as ondas de frio…
As pessoas devem ter em conta os noticiários da Meteorologia e as indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social, gerindo as actividades de acordo com as recomendações.
Em caso de dúvidas, relacionadas com a sua saúde, ligue para a Linha Saúde 24 – 80824 24 24.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.