Prevenir a ciática: Use bem o seu corpo! - Médicos de Portugal

A carregar...

Prevenir a ciática: Use bem o seu corpo!

9 Outubro, 2014 0

Porque a ciática incomoda e muito, mais vale prevenir: e a melhor arma é saber usar o corpo de forma correcta.

Nervo sob pressão

É longo o caminho que o nervo ciático percorre no nosso corpo: começa no fundo das costas e desce em direcção às nádegas – aí divide-se em dois, seguindo por cada perna até aos dedos dos pés.

Quando algures nesse caminho é sujeito a pressão ou fica inflamado, a dor surge – é a ciática.

De intensidade variável, é, com frequência, acompanhada por uma sensação de queimadura, de dormência e fraqueza muscular, na perna ou no pé do lado afectado, bem como formigueiro nos dedos.

E há situações em que o desconforto é maior: ao levantar, ao sentar, quando dobramos as costas para trás ou andamos a pé alguns metros e até quando tossimos ou espirramos. À noite pode agravar-se.

Alguns factores predispõem à ciática:

Idade superior a 30 anos – os discos entre as vértebras começam a ficar gastos, deixando de amortecer adequadamente os movimentos da coluna;

Profissão – a condução de veículos por longos períodos e o transporte de cargas pesadas implicam esforço para a coluna;

Posição do corpo – permanecer muito tempo de pé ou sentado contribui para pressionar o nervo, o mesmo acontecendo com posturas corporais incorrectas quando se roda ou flecte a coluna;

Diabetes – aumenta o risco de lesões nos nervos;

Durante a gravidez – a compressão causada pela barriga também pode dar sintomas de ciática. O aumento de peso cria maior esforço à coluna vertebral podendo predispor ou agravar uma lesão existente.

[Continua na página seguinte]

Aliviar o desconforto

A ciática tende a desaparecer em 4 a 8 semanas, mesmo sem tratamento. Mas, quando a dor é intensa há que procurar alívio:

Frio alternado com calor – aplique gelo nas primeiras 48 horas (15 a 20 minutos várias vezes ao dia). Numa segunda fase, compressas quentes ou um saco de água quente são mais eficazes, podendo alternar o frio e o calor se a dor persistir.

Medicamentos – os analgésicos são eficazes nas situações mais ligeiras, mas quando a dor é mais intensa podem ser necessários anti-inflamatórios ou relaxantes musculares.

Repouso – deve ser moderado e apenas numa fase inicial: em excesso agrava a ciáticaExercícios de alongamento – diminuem a compressão sobre o nervo, reduzindo a dor.

 

Prevenir antes que doa:

Pratique uma actividade física com regularidade – aumenta a flexibilidade e a resistência dos músculos, diminui o risco de compressão do nervo ciático e ajuda a controlar o peso.

Mantenha uma postura correcta – sente-se com as costas bem direitas e os pés assentes no chão; evite cruzar as pernas; faça pequenas pausas para esticar as pernas

Tenha atenção aos movimentos do seu corpo – se levantar pesos, dobre os joelhos, não as costas e transporte os objectos na linha de cintura; se estiver muito tempo na vertical, procurar desnivelar os pés, por exemplo assentando um deles num degrau; durma num colchão amigo da coluna e com uma almofada que não esforce o pescoço.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.