Liga Portuguesa Contra a Sida apresenta campanha inédita de alerta e educação sobre a SIDA
Lisboa, 12 de Maio de 2006: A Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) acaba de apresentar a mais recente campanha nacional destinada a alertar e educar a população portuguesa para a necessidade de utilização do preservativo, como forma de prevenção do VIH/ SIDA.
Sob o lema “Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo”, este novo projecto nacional, que conta com o apoio da McCann-Erickson e da Roche Farmacêutica, será composto por três linhas-chave de sensibilização: a criação de um spot para TV e cinema, o relançamento da linha SOS-SIDA, que comemora este ano os 15 anos de existência, e a criação e distribuição de uma nova brochura informativa sobre o VIH/ SIDA para utentes, com o suporte dos profissionais de saúde.
O spot, desenvolvido por Marco Martins, realizador do premiado filme português Alice, longa-metragem que ganhou o Prémio “Regard Jeunes” no último Festival de Cinema de Cannes, foi produzido pela McCann-Erickson e destina-se a um target abrangente e diferenciado. Tanto a SIC como a RTP e a TVI já confirmaram o interesse em difundir o filme, que irá para o ar a partir de hoje, dia 12 de Maio.
Esta campanha servirá também para o relançamento da linha de apoio SOS-SIDA, um serviço gratuito a nível nacional que já recebeu mais de 51 mil chamadas desde a sua implementação, em 1991. A equipa da linha é hoje constituída por 8 elementos que mantém este serviço de atendimento, confidencial e anónimo, a funcionar diariamente das 17h30m às 21h30m, promovendo esclarecimentos, orientação e apoio a todas as situações relacionadas com a problemática do VIH/ SIDA, nas suas múltiplas vertentes. O serviço é assim assegurado por técnicos de saúde e coordenado por um psicólogo clínico.
Por último, está prevista a distribuição de Brochuras Informativas sobre a infecção VIH/ SIDA, junto de utentes e profissionais de saúde. O que é a SIDA, os sintomas, tratamentos e a prevenção são alguns dos temas deste documento que se pretende constituir como um importante manual de apoio para estes públicos-alvo.
Segundo Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Liga Portuguesa contra a Sida, “neste período em que a LPCS comemora os seus 16 anos de existência, considerámos importante lançar uma campanha dirigida a públicos-alvo específicos com idades entre os 16 e os 40 anos de idade.
A nossa aposta é continuar a trabalhar em várias frentes, através de campanhas deste tipo que abranjam outras idades. Todas estas acções estão integradas nos objectivos a que a Instituição se propôs desde a sua fundação em 1990.
Como costumamos referir, a LPCS entrou no «período da adolescência» e, portanto, fazendo uma analogia, está mais pró-activa e com energia para investir em novas apostas, preservando sempre a sua filosofia de respeito integral a todos os que nos procuram”.
De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde, até 31 de Dezembro de 2005 encontravam-se notificados 28.370 casos de infecção VIH/ SIDA nos diferentes estadios de infecção.
A LPCS é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, constituída em Outubro de 1990 e que tem como objectivo apoiar os indivíduos afectados pelo Síndroma da Imunodeficiência Adquirida e chamar a atenção da sociedade para esta epidemia.
Neste contexto a Liga tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades de apoio social, abrangendo áreas de intervenção prioritárias na problemática. Os vários tipos de ajuda prestados desdobram-se, entre outros, em apoios de serviço social, nutricional, psicológicos, jurídicos e Grupos Dirigidos de Inter-Ajuda.