Hospital de Santa Maria implanta primeiro neuroestimulador para tratamento da incontinência urinária - Médicos de Portugal

A carregar...

Hospital de Santa Maria implanta primeiro neuroestimulador para tratamento da incontinência urinária

17 Abril, 2012 0

O Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte é o primeiro hospital do país a disponibilizar um tratamento inovador para a incontinência urinária por urgência (ou bexiga hiperactiva). Através do implante de um neuroestimulador, os doentes que sofrem de incontinência urinária conseguem reduzir os episódios de perda urinária e o número de micções diárias, recuperando consequentemente a sua qualidade de vida.

“Este dispositivo médico é implantado cirurgicamente sob a pele através de um procedimento minimamente invasivo, estimulando os nervos da zona sacral através de leves impulsos eléctricos. O doente passa, primeiro, por um período de monitorização, de sete a 14 dias, para averiguar se existe uma diminuição das micções diárias”, sublinha José Palma Reis, médico urologista e chefe do Serviço de Urologia do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte.

E acrescenta: “Se a avaliação desta fase for positiva, o paciente é submetido à segunda etapa do tratamento, em que um estimulador interno é implantado na parte posterior do quadril, no espaço subcutâneo. O paciente pode ter alta no mesmo dia do implante.”

De acordo com Tomé Lopes, Director do Serviço de Urologia “para o hospital é um grande passo no tratamento da incontinência urinária para os casos em que a opção terapêutica oral já não produz efeitos”.

A incontinência por urgência é um desejo urgente de urinar seguido de uma perda incontrolável de urina, e associa-se a um aumento da frequência urinária. O que acontece nestes doentes é que a bexiga se contrai inadvertidamente e, por vezes, tem baixa capacidade. A incontinência urinária é mais frequente nas mulheres do que nos homens e é também mais frequente nas mulheres com mais idade.

LPM Comunicação

www.lpmcom.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.