Hidratação & calor: Mais do que só água
No entanto, quando a hidratação é feita só através da água, o sangue dilui-se mais rapidamente, o que faz com que se perca a sensação de sede antes de atingir o nível correcto de hidratação. Por outro lado, a ingestão de água provoca um aumento da produção de urina, o que faz com que grande parte da água seja eliminada rapidamente pelo organismo.
E com ela, os sais minerais tão necessários ao bom funcionamento do organismo.
Por isso, e para manter os níveis correctos de hidratação, há que repor os sais minerais perdidos ao longo do dia. Uma solução é a ingestão de bebidas com sais minerais na sua composição, já que o organismo não os consegue produzir.
[Continua na página seguinte]
Conselhos de especialistas
Em Espanha, cinco associações médicas subscreveram, recentemente, um documento de consenso com conselhos de hidratação sobre bebidas com sais minerais e ingestão recomendada nos processos de rehidratação e desidratação leve. O documento pretende ser uma ferramenta de orientação para a comunidade médica e seus pacientes, servindo também para aconselhar sobre as necessidades de hidratação e ingestão de sais minerais. Entre outras medidas, e para pessoas que não sofram de patologias clínicas severas, os especialistas aconselham:
• Beber, aproximadamente, dois litros de líquidos por dia, sem esquecer que também os alimentos são fontes de hidratação;
• Ingerir líquidos mesmo sem ter sede;
• Estar atento aos sintomas que indicam um possível quadro clínico de desidratação: sede, secura das mucosas e da pele, diminuição da quantidade de urina ou urina escura e concentrada, perda de peso, sonolência, dores de cabeça e fadiga;
• Ingerir bebidas com sais minerais, em concreto com sódio, para facilitar a hidratação e também quando o organismo já sofre de desidratação;
• Ingerir alimentos com uma elevada percentagem de líquidos para que o nível de hidratação possa ser mantido, como frutas e verduras.
Atenção redobrada
• Homens: devido à sua composição corporal mais musculada, têm necessidade de ingerir maior quantidade de líquidos do que as mulheres e são geralmente menos atentos a esta necessidade;
• Crianças: necessitam de maior aporte de líquidos do que os adultos e têm maiores riscos de desidratação;
• Mulheres em fase de amamentação;
• Pessoas de mais idade: tendem a diminuir a ingestão de líquidos e a perda de líquidos pelo organismo aumenta;
• Em casos de diarreia, febre e vómitos;
• Em ambientes de calor ou situações de seca;
• Quando se muda rapidamente para um ambiente de altitude elevada;
• Na diabetes mal controlada;
• Maior actividade física em dias de calor;
• Quando ingeridos alimentos picantes;
• Antes, durante e depois do exercício físico, sendo nestes casos mais adequada a ingestão de bebidas desportivas especialmente formuladas para o efeito.

