GS1® Portugal lança Grupo de Trabalho para o Setor da Saúde para assegurar os 5 Direitos do Paciente - Médicos de Portugal

A carregar...

GS1® Portugal lança Grupo de Trabalho para o Setor da Saúde para assegurar os 5 Direitos do Paciente

6 Março, 2012 0

O Healthcare User Group (HUG) é um de Grupo de Trabalho constituído por Utilizadores da Cadeia de Valor dos Cuidados de Saúde. Reúne stakeholders, como Entidades Governamentais, Autoridades Reguladoras, Associações do Setor, Indústria Farmacêutica, Grupos de Saúde Hospitalar, entre outros, com o objetivo de, em conjunto, encontrar soluções normalizadas e globais (standards) para tornar as operações e a gestão do Setor dos Cuidados de Saúde mais seguras para os pacientes e com menos custos para os seus Operadores.

O HUG da GS1 Portugal – GS1 HUG PT -, lançado a 2 de Março, num pequeno-almoço no Hotel Ritz Four Seasons, contou com a presença de Ulrike Kreysa, Vice-Presidente da GS1 Healthcare (área da GS1 Internacional dedicada ao Setor dos Cuidados de Saúde) que partilhou, com uma audiência composta por mais de 30 profissionais representantes do setor, a sua vasta experiência no lançamento e acompanhamento destes Grupos de Trabalho da GS1. Atualmente existem cerca de 30 HUG’s GS1 em todo o mundo.

 

No lançamento do GS1 HUG PT marcaram presença os representantes de:

• Associações de Setor (ANF, APEGSAUDE, APIFARMA, APORMED, GROQUIFAR);

• Organismos Públicos (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge);

• Comunidade Académica (Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Limoges (França), ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais l Instituto Politécnico de Setúbal, Sociedade Portuguesa dos Cuidados Farmacêuticos);

• Grupos de Saúde Hospitalar (Centro Hospitalar Lisboa Central, José de Mello Saúde);

• Indústria Farmacêutica e Empresas de Dispositivos Médicos (Abbott, AtralCipan, Bial, Bizaffairs, COOPROFAR, Grupo Octpharma, HnryPHARMA, Johnson & Johnson, Medtronic);

• Solution Providers (BIQ Consulting);

• Grupos Seguradores (Future Healthcare)

“Afinal, todos nós somos pacientes”, afirmou Silvério Paixão, Diretor de Inovação e Standards da GS1 Portugal, referindo a importância desta iniciativa. E prosseguiu: “Para tornar possível uma maior transparência nas cadeias de valor deste setor, não só em Portugal mas à escala mundial, é necessária a implementação de Normas Globais. Reunir especialistas na área da saúde, de forma a promover a segurança dos pacientes e a eficiência nestas cadeias de valor. Esta é a essência do HUG”.

Por sua vez, Ulrike Kreysa sublinhou: “Quando viajo quero ter a segurança de saber que os meus dados médicos estão disponíveis, de forma rápida e automática, em qualquer hospital, em qualquer parte do mundo. O Sistema GS1 permite fazer isto através do Registo de Saúde Eletrónico ou RSE”.

Mas o que é a GS1? “A GS1 é uma organização internacional, presente em 150 países, neutra e sem fins lucrativos, que desenvolve e gere o Sistema de Normas Globais mais utilizado em variadas cadeias de valor em todo o mundo: o Sistema GS1”, apresentou João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal. “A sua atividade mais reconhecida é a codificação de produtos de grande consumo através do código de barras que, em Portugal, apresenta o famoso prefixo 560. Mas a GS1 atua e desenvolve soluções para outros setores de atividade, sendo os Cuidados de Saúde uma área nuclear para esta Organização”, rematou.

Páginas: 1 2 3 4

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.