Enurese nocturna » Quando o chichi na cama se torna preocupante - Médicos de Portugal

A carregar...

Enurese nocturna » Quando o chichi na cama se torna preocupante

12 Junho, 2007 0

O chichi na cama é frequente em algumas crianças, tornando-se num motivo de vergonha para as próprias e numa preocupação crescente para os pais. “A auto-estima e a auto-confiança melhoram o sucesso do tratamento”, afirma a Dra. Cristina Rio, médica pediatra da Maternidade Alfredo da Costa.

O que é a enurese?

A enurese é a eliminação involuntária de urina a partir de uma idade em que a continência urinária é considerada normal e mais uma das etapas do desenvolvimento da criança.

A enurese nocturna é o tipo mais comum, frequente e preocupante para os pais. A enurese nocturna primária (ENP) é considerada quando existem episódios de incontinência urinária, durante o sono, a partir de idades entre os cinco e os seis anos, etapa do desenvolvimento em que a maioria das crianças apresenta uma maturação já adequada ao nível da continência urinária.

Quais as causas de enurese?

Nas crianças com enurese nocturna, existe um desequilíbrio entre a produção de urina e a capacidade funcional nocturna da bexiga. Este desequilíbrio é frequentemente causado por uma produção deficiente de uma substância, a vasopressina, o que consequentemente leva a uma elevada produção nocturna de urina.

Que conselhos dá aos pais de forma a lidarem melhor com esta realidade?

A criança deve ingerir mais líquidos de manhã e menos à tarde e não à noite.
Os pais devem dar particular ênfase aos hábitos alimentares. O jantar não deve ter bebidas com gás ou cafeína e não devem ingerir líquidos após o jantar. A família deve ser paciente e deve colaborar.

A ajuda do “calendário” em que a criança inscreve e assinala as noites secas é fulcral na participação do sucesso do tratamento.

Existem alguns avanços relativamente à enurese e como se trata a enurese?

É de considerar a diminuição da produção da vasopressina, durante a noite, como evidência frequente na etiologia da enurese. Além das medidas e conselhos higiénico-dietéticos, modificações alimentares, restrição hídrica, alarmes sonoros, há a considerar tratamentos medicamentosos com anticolinérgicos, anti depressivos tricíclicos (que necessitam de tomas mais frequentes) e mais recentemente a administração de desmopressina com uma administração em toma única, nocturna e por conseguinte maior adesão à terapêutica, contribuindo assim para uma melhoria da qualidade de vida destas criança e suas famílias, embora realçando sempre que deverá ser seguido o conselho clínico do médico que segue a criança.

De que forma se pode ajudar as crianças a lidar melhor com a vergonha de fazer chichi na cama?

É sabido que a enurese provoca uma baixa de auto-estima na criança.

O tratamento precoce em crianças a partir dos cinco anos de idade é recomendado pois ajuda a integração destas crianças nas actividades que muitas delas começam a desenvolver fora de casa (grupos de escuteiros e dormidas com amigos fora de casa).

A auto-estima e a auto-confiança melhoram o sucesso do tratamento.

Jornal do Centro de Saúde

www.cscarnaxide.min-saude.pt/jornal/

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.