Braga » Consultas confidenciais e gratuitas para jovens de ambos os sexos - Médicos de Portugal

A carregar...

Braga » Consultas confidenciais e gratuitas para jovens de ambos os sexos

27 Janeiro, 2007 0

O Centro de Saúde do Carandá, em Braga, tem uma consulta de atendimento jovem. Destina-se a um universo de adolescentes/jovens, preferencialmente dos 14 aos 24 anos, de ambos os sexos. Trata-se de um espaço de atendimento personalizado, confidencial, gratuito e aberto. Existem “conversas” com adolescentes/jovens, motivando-os para comportamentos ditos saudáveis.

Abordagem

Faz-se um inquérito à sua história pessoal e familiar, ao tipo de envolvência familiar e a referência aos amigos e pais. Fala-se da alimentação e distúrbios alimentares. Evoca-se a auto-estima e a imagem social do jovem. São abordadas as dependências e a comunicação interpessoal, bem como a envolvência sexual sem risco.

Triagem

Antes da consulta médica propriamente dita, há uma abordagem prévia executada pela enfermagem que explicita a orgânica da consulta, os métodos anticoncepcionais ao seu dispor e dá espaço às dúvidas e interrogações dos jovens.

Consulta

Na consulta médica propriamente dita, colhe-se uma história clínica correcta, faz-se a abordagem da sexualidade no que respeita ao número de parceiros, tipo de sexo, orientação, uso de preservativo, hábitos de consumo de drogas, visto que as drogas influenciam negativamente a sexualidade. É feito o exame objectivo das lesões e o exame genital. É também realizado o ensino do auto–exame mamário.

Quando necessário, realizam-se colpocitologias. Faz-se ainda o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e a abordagem dos parceiros sexuais neste contexto.

Principais preocupações dos jovens

Os adolescentes preocupam-se na generalidade com a sua imagem corporal no seio do grupo de pares e querem um método contraceptivo que evite a gravidez não planeada.

Cuidados a ter

Devem adequar a toma da pílula a horas certas, que evite os esquecimentos e falhas, se possível com “lembrança” no seu telemóvel. É conveniente aderir às consultas de vigilância programadas para colpocitologias.

Por último, mas não menos importante, devem envolver os parceiros na co-responsabilização mútuas.

Taxa de gravidez na adolescência em Braga

Mães com menos de 15 anos (nº)
Em 1995: 2 (0,1%)
Em 1996: 0
Em 1997: 1 (0,1%)
Em 1998: 0
Em 1999: 2 (0,1%)
Em 2000: 0

Mães com 15 a 19 anos (nº)
Em 1995: 85 (4,5%)
Em 1996:99 (4,8%)
Em 1997: 95 (4,5%)
Em 1998: 101 (4,6%)
Em 1999: 91 (4,2%)
Em 2000: 83 (3,6%)

Fonte: Serviço de Estatística da SRS Braga

Jornal do Centro de Saúde

www.cscarnaxide.min-saude.pt/jornal/

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.