Aprender a «dar a volta à diabetes» - Médicos de Portugal

A carregar...

Aprender a «dar a volta à diabetes»

10 Novembro, 2011 0

O desconhecimento relativo à Diabetes, as ideias preconcebidas e os mitos associados criam um sério obstáculo ao tratamento e prevenção da doença. No Dia Mundial da Diabetes, a Lilly Portugal e a APDP apelam a uma maior participação das pessoas, mostrando que é possível alterar comportamentos e minimizar o risco.

«Vamos dar a volta à Diabetes» é uma acção nacional promovida pela Lilly Portugal e pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio Sociedade Portuguesa de Diabetologia, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes.

Esta iniciativa vai ao encontro dos objectivos definidos pela Federação Internacional da Diabetes para 2011 que considera fundamental que as pessoas saibam o que é a diabetes, quais os riscos associados e como prevenir ou controlar a doença, atrasando as suas complicações.

«Investir em prevenção é menos dispendioso do que a gestão e o tratamento da doença. Além disso, a prevenção evita o sofrimento e promove a qualidade de vida das pessoas.

No Dia Mundial da Diabetes queremos apelar à introdução de medidas inovadoras, menos dispendiosas e centradas na educação da população sobre a doença. A iniciativa «Vamos dar a volta à Diabetes» transmite a importância da formação da população sobre a diabetes e passa uma mensagem de acção, de que todos juntos podemos inverter a tendência de crescimento da diabetes», explica Luís Gardete, presidente da APDP.

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de Novembro, tem início uma acção nacional sobre a Diabetes. «Vamos dar a volta à Diabetes» é uma unidade móvel de saúde interactiva que irá passar por várias cidades do país.

Com início em Lisboa – Praça da Figueira (14 de Novembro), «Vamos dar a volta à Diabetes» estará também em Leiria – junto ao mercado (15 de Novembro), em Viseu – Campo do Viriato/Feira de S. Mateus (16 de Novembro), no Porto – Praça dos Leões (17 de Novembro), em Évora – Praça 1º de Maio (18 de Novembro) e em Santarém – CNEMA – Centro de Exposições (19 de Novembro), entre as 9h e as 20h, procurando esclarecer e ajudar as pessoas a entender a doença, apostando na prevenção e no bom controlo evitando, no futuro, as complicações associadas.

Através de conteúdos interactivos simples e didácticos, qualquer pessoa pode ficar a saber mais sobre a diabetes, poderá testar os seus conhecimentos sobre a doença, conhecer melhor a sua condição física e histórico clínico, e aceder, no final, a dicas e sugestões úteis para um estilo de vida saudável. Na unidade móvel de saúde estará um profissional de saúde da APDP para dar respostas às questões dos visitantes.

No espaço «Vamos dar a Volta à Diabetes» será ainda possível conhecer melhor a história da APDP, a mais antiga associação de diabetes do mundo, assim como o trabalho desenvolvido pela mesma. No website www.vamosdaravoltaadiabetes.com a actualização sobre esta iniciativa será diária.

Os hábitos de vida saudáveis são fundamentais para prevenir e controlar a doença. Para sublinhar a importância do exercício físico no controlo da Diabetes, durante cada dia decorrerão no mesmo espaço sessões do “Caminhar para o Equilíbrio”, um programa educacional da Lilly Portugal para pessoas com diabetes tipo 2, constituído por actividades estruturadas que visam o aconselhamento nas áreas da alimentação e do exercício.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.