2º ENCONTRO DE LISBOA SOBRE ESQUIZOFRENIA » PRIMERO SURTO PSICÓTICO NA ESQUIZOFRENIA - Médicos de Portugal

A carregar...

2º ENCONTRO DE LISBOA SOBRE ESQUIZOFRENIA » PRIMERO SURTO PSICÓTICO NA ESQUIZOFRENIA

20 Janeiro, 2007 0

O primeiro surto psicótico é o tema do 2º Encontro de Lisboa sobre Esquizofrenia, a realizar no Hotel Sheraton, em Lisboa. Durante os dias 20 e 21 de Janeiro, os mais conceituados especialistas nacionais e mundiais em esquizofrenia juntam-se para discutir actualizações desta área, considerada a mais enigmática da Psiquiatria.

Numa altura em que a política de Saúde se debruça sobre a possibilidade de encerramento de dois hospitais psiquiátricos, José Caldas de Almeida, responsável pelo grupo de elaboração da lei de Saúde Mental (1998), presidirá uma mesa de debate sobre a organização dos serviços de Saúde Mental e a gestão de cuidados (ver programa em anexo).

A primeira apresentação em Portugal dos dados finais do estudo SOHO (Schizophrenia Outpatient Health Outcomes) marca a sessão de abertura do 2º Encontro de Lisboa sobre Esquizofrenia, agendada para dia 20 de Janeiro, sexta-feira, às 17h45.

Adriano Vaz Serra, presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, presidirá à conferência de apresentação dos dados do SOHO, um estudo prospectivo, observacional, pan-europeu, que envolveu 10205 doentes e que tem por objectivo comparar dados sobre os efeitos clínicos e os custos do tratamento da esquizofrenia.

Para o dia 20 de Janeiro estão ainda marcadas discussões sobre a intervenção precoce na psicose, as intervenções psicológicas e psicoeducativas no primeiro surto psicótico, a esquizofrenia e a co-morbilidade, metodologia da avaliação e quantificação dos sintomas da esquizofrenia, e as abordagens terapêuticas do primeiro episódio psicótico.

Sábado, dia 21 de Janeiro, será marcado pela presença de especialistas nacionais e internacionais de renome e pela realização de conferências que abordarão temas tão diversos como «Endefenotipos e factores de risco», «Etiopatogenese e tratamentos das psicoses», «Modelos de intervenção precoce», e «Classificação e diagnóstico das psicoses».

O 2º Encontro de Lisboa sobre Esquizofrenia é organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e pelo Hospital Miguel Bombarda (HMB), e conta com o apoio da Lilly Portugal. Tem como comissão organizadora Luísa Figueira (FMUL), Lurdes Santos, Pedro Varandas e Pedro Mateus (HMB), Joaquim Gago (Hospital São Francisco Xavier), e Pedro Afonso (Hospital Júlio de Matos).

A esquizofrenia é uma doença ainda mal compreendida por muitos persistindo o estigma da sociedade face a estes doentes. Nos últimos anos ocorreram grandes avanços na abordagem terapêutica da esquizofrenia com a descoberta de novas gerações de antipsicóticos (atípicos), eficazes no controlo dos sintomas positivos e negativos da doença e com menores efeitos secundários que os seus antecessores.

Quando devidamente tratado e acompanhado o indivíduo com esquizofrenia tem uma vida pessoal e profissional perfeitamente normal, além de uma clara melhoria da sua qualidade de vida.

FAÇA O DOWNLOAD DO PROGRAMA (Documento associado.pdf)

NULL

NULL

NULL

NULL

NULL

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.