Osteoporose: Pela saúde dos seus ossos
A osteoporose surge de forma silenciosa e deixa os ossos frágeis: muitas vezes, só uma fractura a denuncia. A boa notícia é que é possível tratar e, sobretudo, prevenir.
O que é a osteoporose?
A osteoporose é uma doença que afecta os ossos, tornando-os mais finos e frágeis. À letra significa “ossos porosos”.
Ocorre sobretudo nas pessoas idosas, homens ou mulheres. Não é, no entanto, uma consequência inevitável do envelhecimento. As mulheres, após a menopausa, são mais vulneráveis.
Como se manifesta?
A osteoporose evolui sem sintomas. Com frequência, só é descoberta na sequência de uma fractura, embora possam ter ocorrido outras sem quaisquer sinais. Numa fase adiantada podem surgir:
– Alterações na forma do corpo – a altura diminui, a parte de cima das costas torna-se arredondada, a cabeça e os ombros inclinam-se para a frente, a cintura fica mais larga e o abdómen mais proeminente.
– Dor intensa nas costas – aguda, se causada por uma fractura ou traumatismo, ou crónica, se resultar do esforço a que são sujeitos músculos e ligamentos.
– Fracturas provocadas mesmo por traumatismos ligeiros.
Quais as consequências?
O maior risco da osteoporose é uma fractura. A anca (colo do fémur), a coluna e os pulsos são as partes do corpo mais vulneráveis. As fracturas nas vértebras são muito dolorosas e causam deformidade, enquanto as da anca podem obrigar a cirurgia e condicionar os movimentos, pondo em causa a capacidade de manter uma vida autónoma.
[Continua na página seguinte]
Como se trata?
A osteoporose não tem cura mas é controlável. O seu tratamento envolve a combinação de
medicamentos com funções diferentes:
– Medicamentos para aumentar a massa óssea – aumentam a quantidade de osso, tornando-o mais forte, mas não melhoram a dor ou outros sintomas.
– Medicamentos para controlar a dor.
– Suplementos de cálcio e vitamina D – quando a alimentação não fornece a quantidade necessária destes nutrientes.
Os efeitos dos medicamentos são tão silenciosos como a osteoporose, pelo que pode ser tentado a abandonar o tratamento. Mas não deve fazê-lo, deve cumpri-lo conforme as indicações médicas.
Além dos medicamentos?
O tratamento da osteoporose visa prevenir o risco de fractura. Para tal é igualmente importante manter uma postura corporal correcta e evitar quedas, adoptando cuidados pessoais e adaptando o ambiente.
Muitos dos factores de risco da osteoporose estão associados ao estilo de vida. São precisos 5 passos para promover a saúde dos seus ossos:
1. Alimentação – ingestão de alimentos fornecedores de cálcio (como leite e derivados e espinafres) e vitamina D presente nos peixes gordos como a sardinha, salmão e o atum;
2. Exercício físico – caminhar, nadar e pedalar fortalecem ossos e músculos;
3. Deixar de fumar e limitar o consumo de álcool e cafeína;
4. Estar informado procurando aconselhamento junto de profissionais de saúde;
5. Avaliar a saúde dos ossos.
Páginas: 1 2