Mitos da dieta saudável são desvendados: Dietas da moda e suplementos dietéticos assentam muitas vezes em princípios nutricionais errados - Médicos de Portugal

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Mitos da dieta saudável são desvendados: Dietas da moda e suplementos dietéticos assentam muitas vezes em princípios nutricionais errados

7 Maio, 2009 0

“Num mundo em que todos nós sentimos pressão para nos apresentarmos magros e em que conta a boa aparência e o bom estado nutricional, bem como o acesso à informação que circula na internet à qual os doentes têm acesso, é fundamental desmistificar alguns mitos da dieta saudável”, explica a Dra. Diana Mendes.

“Cerca de 38,6% dos portugueses têm excesso de peso. Somos pressionados pela indústria da moda para ser magros e esta mensagem passa aos nossos adolescentes” acrescenta a especialista.

“Hoje em dia há também uma distorção ao nível das porções que nos são apresentadas pela indústria alimentar” e aproveita para desmistificar alguns mitos:

 

Mito 1 – Jejum

Devem-se saltar refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar. Errado! Deve-se evitar períodos longos de jejum e fraccionar a alimentação ao longo do dia.

 

Mito 2 – Ser vegetariano

O mito de que comer só vegetais é mais saudável. Errado! Neste tipo de cozinha são frequentemente apresentadas confecções como fritos, guisados ou molhos adicionados como soja ou natas, aumentando o valor calórico e lipídico.

 

Mito 3 – Iogurtes

Os iogurtes magros são melhores e não engordam. Errado! Os iogurtes magros chegam a ter cerca de 13 gramas de açúcar.

 

Mito 4 – Sumos naturais

Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que «não engorda». Errado!! Um sumo natural tem mais calorias que a fruta e perde bastante ao nível da ingestão de fibras.

 

Mito 5 – Fruta

Deve-se ingerir grandes quantidades de fruta e substituir as refeições por fruta. Errado! A fruta também tem açúcar (frutose) e não se devem fazer refeições só de fruta.

 

Mito 6 – Azeite

O azeite é uma gordura saudável. Podemos abusar. Não!!! O azeite é uma gordura saudável sim mas deve-se ingerir em quantidades moderadas.

 

Mito 7 – Saladas

Se comermos sempre saladas não engordamos. Errado!!! Muitas saladas de hoje são altamente calóricas e carregadas de molhos como maionese, pastas de delícias do mar ou atum, etc…

 

Mito 8 – O pão engorda

O problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc…). Deve-se comer pão sim. Mas cuidado com o sal. Tendencialmente é preferível consumir pão escuro – ao pequeno-almoço e ao lanche. Não devemos acrescentar pão à refeição. O conselho de Diana Mendes para uma dieta saudável incide sobre a o exercício físico regular, o consumo apropriado de líquidos (cerca e 1,5l diário) e o seguimento das regras básicas da pirâmide alimentar. O cumprimento destes três factores conduz à manutenção do peso adequado a cada indivíduo ou à perda de peso gradual, quando é esse o objectivo.

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