ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES – AINE
Os estudos epidemiológicos da Faculdade de Medicina de Coimbra, dão-nos uma ideia sobre o uso dos Anti-Inflamatórios Não Esteróides – AINE – em Portugal. Cerca de 1.600.000 de portugueses com mais de 18 anos tomam fármacos anti-reumatismais.
Cerca de 800 mil tomam-nos diariamente. Cerca de 15.000 portugueses com mais de 18 anos já tiveram uma hemorragia com hospitalização causada pelos AINE, 60% dos quais são mulheres com mais de 60 anos.
O Nimesulide, o Diclofenac o Naproxeno e o Ibuprofeno são os AINE mais utilizados em Portugal. A Osteoartrose, a Artrite Reumatóide e a Dismenorreia ( dores menstruais ) são os três motivos principais para o uso de AINE.
Lesões do estômago provocadas pelos AINE:
» Erosões agudas do estômago e duodeno
» Úlcera do estômago – cerca de 30% das úlceras do estômago ( cerca de 70% são causadas pelo Helicobacter pylori )
» Úlcera do duodeno – menos de 5% das úlceras do duodeno ( mais de 95% são causadas pelo Helicobacter pylori )
A maior parte dos indivíduos tolera bem os AINE. Apenas uma pequena parte tem complicações graves. As erosões agudas geralmente são bem toleradas e raramente causam hemorragia grave. As úlceras do estômago ou do duodeno podem não causar sintomas. A hemorragia da úlcera é mais frequente nos doentes que tomam AINE do que quando a úlcera é causada pelo H. pylori.
Porque é que os AINE provocam lesões no estômago ?:
O estômago defende-se do ácido clorídrico que produz, de três maneiras:
1) cobrindo de muco as células superficiais da sua parede;
2) produzindo bicarbonato que neutraliza o ácido;
3) pela circulação sanguínea activa que renova as células da parede do estômago. Os AINE alteram todos estes mecanismos permitindo que o ácido clorídrico e outros sucos do estômago agridam as células e provoquem erosões e úlceras.
Tratamento das erosões e úlceras causadas pelos AINE:
Quer as erosões quer as úlceras evoluem habitualmente para a cura uma vez terminada a medicação com os anti-inflamatórios. Para facilitar a cicatrização e para aliviar os sintomas os médicos utilizam os anti-secretores. Se a úlcera é resistente ao tratamento médico e se houver hemorragia ou perfuração pode estar indicada a cirurgia.
Como prevenir as complicações dos AINE ?
Não se justifica fazer tratamento preventivo a todas as pessoas que tomam AINE.
A prevenção deve ser feita nos doentes de risco:
» Com mais de 60 anos
» Com doença cardiovascular
» Com história de úlcera do estômago ou duodeno
» Que tomam corticóides
» Que tomam anticoagulantes
» Que tomam AINE em dose muito elevada
nestas circunstâncias o médico previne a acção agressiva dos AINE sobre a mucosa gástrica prescrevendo um anti-secretor ou uma prostaglandina.
OS NOVOS ANTI-INFLAMATÓRIOS – INIBIDORES SELECTIVOS DA COX-2
Nos últimos anos foram lançados no mercado novos anti-inflamatórios – rofecoxibe ( Coxxil e Vioxx ) e celecoxibe ( Celebrex e Solexa ) – que sem perderem a acção sobre a inflamação, a dor, e a febre preservam a integridade da mucosa do estômago, causando menos erosões e menos úlceras. É provável que estes novos anti-inflamatórios, vão sendo cada vez mais utilizados. O rofecoxibe foi retirado do mercado por causa dos problemas cardíacos que podia provocar.
Páginas: 1 2