Reconstrução Mamária - Página 4 de 6 - Médicos de Portugal

A carregar...

Reconstrução Mamária

12 Maio, 2009 0

Em que é que consiste uma Reconstrução Mamária?

Objectivos

Com a Reconstrução Mamária pretende-se reconstruir uma mama que se aproxime das expectativas da doente, quer do ponto de vista psicológico, quer estético atendendo a vários parâmetros, nomeadamente, no que diz respeito à simetria (volume e forma ) com a mama oposta, projecção, ptose e nível do sulco infra-mamário

 

Quando é que está aconselhado realizar-se uma Reconstrução Mamária?

Discussão de Indicações

Os critérios prioritários que decorrem do entendimento da doença como uma solução de continuidade dum estado de equilíbrio não só psicológico como socio-psico-emocional fazem com que o único critério aceitável de exclusão dum paciente do programa de reconstrução mamária seja a recusa após esclarecimento adequado ou situação em que o próprio acto reconstrutivo aumente sensivelmente o risco da paciente.

Deste quadro devem excluir-se receios de que a reconstrução possa camuflar a recidiva, á luz das actuais técnicas imagiológicas da informação, que todos os clínicos devem ter sobre estes procedimentos e suas repercussões semiológicas.

De mesma forma deve afirmar-se que a reconstrução não prejudica nem invalida a indicação de qualquer dos métodos terapêuticos oncológicos ancilares subsequentes à sua realização.

A cirurgia Reconstrutiva é uma decisão pessoal pois só a mulher mastectomizada ou na iminência de o ser poderá avaliar o significado dessa cirurgia.

No entanto, se olharmos ao beneficio cosmético mas sobretudo à ajuda do reequilíbrio e reencontro psicológico da mulher num “todo”, verificamos que o resultado é frequentemente positivo e que na quase totalidade dos casos vale a pena este esforço suplementar.

Timing

No plano de tratamento da doente deve ter-se em consideração a altura da Reconstrução Mamária, uma vez que se pode iniciar no mesmo tempo operatório da Mastectomia. Esta atitude terapêutica deverá, contudo, ser ponderada caso a caso. A Reconstrução imediata quando efectuada em doentes seleccionados e por uma equipa multidisciplinar bem organizada tem benefícios consideráveis.

Pensamos que actualmente não é necessária que a doente viva com a deformidade da Mastectomia para apreciar devidamente a Reconstrução Mamária e compreender as suas limitações.

De qualquer maneira não podemos, nem devemos esquecer que este processo Reconstrutivo é longo podendo levar cerca de 1,5 ano.

 

Como é que é realizada uma Reconstrução Mamária?

Métodos de Reconstrução Mamária

Considerações Gerais

Há várias técnicas de reconstrução mamária. Não se pode dizer que seja uma dada técnica seja melhor que outra, mas sim que uma é mais adequada para determinado caso.

Quase todas as mulheres podem iniciar a reconstrução no mesmo tempo operatório que a Mastectomia.
Excepto pacientes portadoras de algumas patologias ou com determinado tipo (histológico) de tumores poderão não ter condições para ser submetidas a Reconstrução Mamária.

[Continua na página seguinte]

Métodos

A Reconstrução Mamária envolve, no minimo, três outros tempos operatórios, além da Mastectomia.

Inicia-se pela Reconstrução da mama e parede torácica, sendo necessários dois tempos operatórios (um destes tempos pode ser na altura da Mastectomia) ; a Reconstrução do Complexo areolo-mamilar tem lugar numa fase posterior. Nesta altura e/ou logo inicialmente também se pode fazer modificações na mama oposta com o objectivo de se conseguir uma simetria o mais adequada possível.

Páginas: 1 2 3 4 5 6

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.