Emagrecimento: Alvo - gorduras! - Médicos de Portugal

A carregar...

Emagrecimento: Alvo – gorduras!

12 Julho, 2014 0

Para perder os quilos a mais, há que queimar mais calorias do que as que se consomem. Só que nem sempre é uma tarefa fácil e a tentação de desistir de atingir um peso saudável pode ser grande. Mas não se deve desistir, porque há soluções…

Quando se aproxima o Verão há uma preocupação acrescida com a silhueta e com o peso: é um fenómeno natural, decorrente da vontade de apresentar a melhor aparência física possível durante a época estival. Em nome desse desejo, a tentação é experimentar dieta atrás de dieta, produto atrás de produto, na esperança de uma solução rápida e eficaz.

Mas a verdade é que perder peso não é uma corrida de curta distância, em que a meta está ao alcance de uma dieta restritiva temporária; é uma corrida de fundo para a qual é preciso persistência e que deve ter em conta um princípio básico – é que só se perde peso quando se gastam mais calorias do que aquelas que se consomem.

O que implica aliar uma alimentação equilibrada à prática de actividade física regular. As restrições calóricas devem ter em conta as necessidades energéticas de cada indivíduo para manter as funções vitais e desempenhar as suas tarefas diárias.

Por isso é tão importante que a diminuição das calorias ingeridas seja feita de forma gradual, evitando restrições radicais de calorias na dieta.

Nem sempre, porém, é fácil a quem quer perder peso manter-se no caminho certo.

Para quem, apesar de todos os esforços, não consegue obter resultados, a investigação científica tem desenvolvido produtos que ajudam na tarefa de perder os quilos a mais.

É o caso dos captadores de gordura de segunda geração cuja missão é, como o nome indica, captar as gorduras que existem nos alimentos, evitando que sejam absorvidas pelo organismo.

Trata-se de um dispositivo médico que se apresenta sob a forma de comprimidos à base de fibras que actuam durante o processo digestivo.

As fibras formam um complexo insolúvel que se desloca ao longo do tracto intestinal capturando uma quantidade significativa da gordura que existe nos alimentos. Estas gorduras são depois eliminadas naturalmente, sem serem absorvidas.

[Continua na página seguinte]

Os estudos que conduziram à sua aprovação demonstraram que um único comprimido consegue absorver 20 gramas de gordura, o equivalente a 180 calorias ou mesmo a 15 minutos de exercício físico intenso. O que, num mês, pode equivaler a perder três quilos e meio de gordura. É gordura que, de outra forma, ficaria acumulada no organismo, contribuindo para acentuar os factores de risco para a saúde associados ao excesso de peso. Além do mais, as fibras que entram na composição deste captador de gordura possuem um efeito saciante, contribuindo para reduzir o apetite, ajudando, indirectamente, a combater o excesso de peso.

Apesar de este captador de gorduras constituir uma ajuda preciosa para quem precisa de perder peso não constitui uma cura milagrosa: é sim uma ferramenta complementar da adopção de um estilo de vida saudável.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.