Doentes com hidrocefalia vão ter cartão de alerta » Mais de 5000 pessoas em Portugal sofrem da doença - Médicos de Portugal

A carregar...

Doentes com hidrocefalia vão ter cartão de alerta » Mais de 5000 pessoas em Portugal sofrem da doença

16 Novembro, 2007 0

No âmbito do Dia Nacional da Spina Bífida e Hidrocefalia, a Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal (ASBIHP), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC) e da Johnson & Johnson, vai lançar o novo cartão de alerta de derivação de hidrocefalia, no dia 21 de Novembro, às 17h30, no Hospital Dona Estefânia.

O cartão de alerta de derivação de hidrocefalia inclui informação sobre a doença e o que fazer em caso de acidente ou emergência.

De acordo com Luís Quaresma, presidente da ASBIHP “este cartão é um passo importante para prevenir que aconteçam situações graves aos doentes com hidrocefalia.”

Esta iniciativa coloca Portugal numa posição pioneira, uma vez que até ao momento, na Europa, apenas o Reino Unido disponibilizava o cartão de alerta de derivação de hidrocefalia.

Durante a iniciativa será apresentado também o livro do Benny, que conta a história de um urso que sofre de hidrocefalia e que tem um cartão de alerta para o ajudar.

A primeira história chama-se “O Ursinho Benny fica bom!” e explica as diferentes etapas de diagnóstico de hidrocefalia de uma forma simples, rodeada de imagens.

“Este livro é uma forma de explicar às crianças de uma forma divertida o que é hidrocefalia. Estará disponível gratuitamente em todos os Hospitais, nos serviços de neurocirurgia e na ASBIHP”, acrescenta o presidente da Associação.

A apresentação deste evento irá contar com as presenças de Luís Nunes, Director do Conselho de Administração do Hospital Dona Estefânia, de Luís Távora, Director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Dona Estefânia, de Luís Quaresma, Presidente da Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal, dos pais da criança Mariana, doente de hidrocefalia, e de um representante da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.

Estima-se que em Portugal existam mais de 5000 casos de hidrocefalia, uma doença provocada pelo excesso de líquido cefalorraquidiano (LCR) na cabeça. A doença obriga a uma intervenção cirúrgica que consiste na colocação de um sistema de derivação que faz a drenagem do líquido em excesso, geralmente para o abdómen, para ser absorvido ou eliminado pelo organismo.

Cerca de 80 por cento dos casos de spina bífida acompanham-se de hidrocefalia. Contudo esta também pode ser se secundária a uma meningite ou encefalite, tumor ou hemorragia intra craniana, afirma a Dr.ª Eulália Calado, Directora do Serviço de Neurologia pediátrica do Hospital Dona Estefânia.

MediaHealth® Portugal

www.mediahealthportugal.com

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.