Pele sem “casca de laranja”: A quanto obrigas… - Médicos de Portugal

A carregar...

Pele sem “casca de laranja”: A quanto obrigas…

26 Agosto, 2013 0

Usar vestuário apertado facilita o aparecimento de celulite possivelmente devido a dificultar a circulação sanguínea, assim como hábitos menos saudáveis como o tabagismo, a má alimentação ou o alcoolismo. Também o stress é um factor de risco.

Inestética, a celulite pode demover um “saltinho” à praia. Nem sempre está associada à obesidade e pode aparecer, principalmente nas fases mais conturbadas a nível hormonal. É possível prevenir e reduzir, mas é preciso persistência. Até porque não há soluções “milagrosas”.

Anda de mãos dadas com a população feminina, mas nem sempre com a obesidade ou o excesso de peso. A celulite pode aparecer na adolescência e é na época estival que mais incomoda, por razões estéticas. Não é por acaso. Muito comum nas zonas onde existe maior concentração de gordura (coxas, ancas, nádegas e pernas, mas também no abdómen), deixa a pele com “covinhas”, que resultam da irregularidade do tecido adiposo sob a superfície da pele.

O maior órgão do corpo humano é constituído por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Esta última é a mais profunda e nela estão localizadas as células responsáveis pelo armazenamento de gordura – os adipócitos. Será, pois, a forma como estas células se agrupam que vai originar a dita “casca de laranja”.

A adolescência é um período crítico a nível hormonal, por isso aumenta a probabilidade de a celulite surgir nesta fase da vida. Outros períodos igualmente propícios são a gravidez e a menopausa, pelos mesmos motivos, isto é, devido às grandes alterações hormonais. Também a toma da pílula contraceptiva poderá influenciar o aparecimento de celulite.

A celulite, caracterizada pelo aspecto “casca de laranja”, está também relacionada com factores genéticos que determinam a localização e a quantidade de células adiposas presentes, mas o envelhecimento pode igualmente desencadear o seu aparecimento, devido à perda de tonicidade e consistência da pele, que se torna menos resistente e mais permeável. O metabolismo tem também alguma influência. Ou seja, se for lento, significa que o processo de queima de gorduras é mais demorado, logo favorece a sua acumulação. Para além disso, uma má alimentação, oscilações de peso e o sedentarismo contribuem para o surgimento da celulite. Como já referido, as mulheres têm maior propensão para desenvolver celulite, o que não implica que esta não surja nos homens.

Não existe tratamento ideal e as soluções disponíveis não são 100% eficazes. Acima de tudo, é importante adoptar medidas preventivas, que podem evitar que apareça e/ou ajudar a atenuar a situação.

São várias as soluções que ajudam na debelar o efeito “casca de laranja”, sendo que a preocupação deve ser constante e não apenas confinada aos meses mais quentes do ano.

[Continua na página seguinte]

Algumas Soluções

Existe uma panóplia de tratamentos com efeitos notáveis no que respeita ao aspecto da pele, mas que não são 100% eficazes. Convém consultar um profissional qualificado e capaz de indicar o melhor método.

É, ainda, preciso ter em conta de que não existem soluções “milagrosas” nem imediatas. Ou seja, o cuidado com a celulite deve ser contínuo e persistente, para ser eficaz.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.