Óculos de sol: moda ou saúde? - Médicos de Portugal

A carregar...

Óculos de sol: moda ou saúde?

26 Julho, 2017 0
26_oculos-1200x400.jpg

Os óculos de sol não devem ser encarados apenas como um mero acessório de moda. Eles transcendem largamente a estética, devendo ser vistos como importantes objectos na protecção da saúde ocular.

Não se pense contudo que o seu uso deve ser restrito no verão, em dias luminosos. Os raios ultra violeta (UV), os grandes responsáveis pelo envelhecimento ocular, são o verdadeiro perigo para a saúde ocular. Estão presentes durante todo o ano, pelo que o uso de óculos de sol deve ser um hábito constante, preservado sem excepção. Nos dias mais nublados, há um maior desleixe das pessoas face ao uso dos óculos de sol, mas a protecção não deve ser descurada nestes dias, pois os raios UV estão presentes independentemente da intensidade do sol. Existem três tipos de raios UV; UVA, UVB e UVC. Enquanto os UVC são retidos na atmosfera, os raios UVA e UVB chegam efectivamente à superfície terrestre, sendo os últimos os grandes responsáveis por lesões na pele e olhos.

As lesões oculares provocadas pelo sol podem ser agudas, ainda que ocorram raramente, manifestando-se através de fotoqueratite (inflamação da córnea) ou fotoconjuntivite (inflamação da conjuntiva), ou tardias, manifestando-se anos mais tarde através do desenvolvimento de pterígio (espessamento da conjuntiva), degeneração da mácula, cataratas (perda de transparência do cristalino) ou até de cancro das células escamosas ou melanoma na conjuntiva ocular.

O investimento na compra de uns óculos de sol de qualidade não deve ser de todo descurado, pois o uso de uns óculos de sol contrafeitos é muito mais prejudicial do que não usar de todo óculos escuros. A explicação para este facto tem por base o mecanismo natural de defesa da pupila: esta tende a dilatar à sombra e a contrair na presença de claridade. Uma vez que as lentes de má qualidade são escurecidas mas não possuem filtros para bloquear os raios UV, a pupila dilata pois encontra-se confortável perante o sol, mas deixa passar mais raios UV, os quais, tal como já foi mencionado, são nocivos para a saúde.

Que cuidados deve ter então quando compra uns óculos de sol? Antes de mais é importante que se dirija a uma óptica, pois só assim tem a garantia que as lentes que está a adquirir têm protecção certificada contra os raios UV. As lentes devem assim possuir filtros para raios UVA e UVB (99 a 100%), sendo a coloração castanha a que proporciona maior conforto à sua visão. Deve ter ainda em atenção o sítio em que vai usar as lentes. Em desportos náuticos ou na montanha é preferível usar lentes de coloração mais escura. As armações escolhidas devem ser grandes de modo a cobrir a maior área de pele possível e justas ao rosto para a radiação não entrar por folgas existentes. É ainda de ressalvar a importância do uso deste acessório na protecção de pálpebras e pele circundante dos olhos, sendo um importante factor coadjuvante na protecção proveniente de cremes e chapéus.

 

Pontos importantes a reter:

  • Deve investir nuns óculos de boa qualidade;
  • Deve comprá-los numa loja especializada;
  • Devem ter filtros UV de 99 a 100%;
  • A coloração deve ser confortável para o utilizador e adaptar-se ao meio onde vão ser usados (montanha ou mar requerem lentes mais escuras);
  • Deve usar os óculos o ano inteiro;
  • As crianças devem usar chapéus com pala e em casos seleccionados óculos escuros;
  • Deve complementar a protecção com creme facial e chapéus.
  • Clínica São João de Deus

www.saojoaodedeus.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.