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Uma menopausa tranquila – Uma nova fase

1 Maio, 2014 0

Quando os ovários começam, gradualmente, a deixar de produzir estrogénios e progesterona, a menstruação começa a cessar. Este é um estadio natural da vida da mulher e uma parte do seu processo de envelhecimento normal, vulgarmente conhecida como menopausa.

Começando a produção de hormonas ováricas a diminuir, os ciclos menstruais tornam-se cada vez mais espaçados, escassos e irregulares. Se uma mulher apresentar ausência de menstruação há mais de um ano, considera-se que está na menopausa.

E há uma idade específica para a mulher entrar na menopausa? Não, este processo fisiológico inicia-se com uma idade variável, normalmente entre os 45 e 55 anos. É um fenómeno gradual, que dura normalmente cerca de um ano mas, nalguns casos, pode durar entre menos de seis meses a mais de cinco anos.

NÃO SE É MENOS MULHER

Tenha sempre em mente que a diminuição de estrogénios e progesterona, apesar de causar mudanças e adaptações, não implica em nenhum caso redução da feminilidade ou da capacidade sexual.

OS SINTOMAS

A menopausa não é vivida de forma igual por todas as mulheres. Tanto podem atravessar esta fase praticamente sem sintomas, como pode ser um período desconfortável e conturbado. É por isso que se torna tão importante ter em conta a intensidade dos sintomas na escolha do suplemento para a menopausa.

O novo ambiente hormonal pode causar ondas de calor (conhecidas como afrontamentos), irritabilidade e alterações de humor, palpitações, dores de cabeça. Falta de concentração, ansiedade ou depressão, aumento de peso, secura da pele e vaginal, urgência para urinar, doenças cardiovasculares ou perda de massa óssea são outros dos sintomas que a mulher pode sentir durante a menopausa. Escolha o suplemento alimentar para a menopausa mais completo, que alivie os sintomas mas que também a proteja de doenças como a osteoporose.

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8 DICAS SAUDÁVEIS

› Alimente-se corretamente: evite as gorduras, aumente o consumo de fruta, vegetais e fibra

› Modere o consumo de bebidas alcoólicas

› Beba muita água, ao longo do dia (prefira a água a bebidas como o café forte, chá ou álcool, para reduzir o risco de infeções urinárias)

› Se for fumadora, deixe de fumar. O tabaco prejudica gravemente a saúde e dificulta a circulação sanguínea. Os suores noturnos são mais intensos e frequentes nas mulheres fumadoras

› Pratique exercício físico moderado, de uma forma regular

› Não tenha o quarto demasiado aquecido, mantenha-o à temperatura ambiente

› Prefira lençóis e roupa de dormir de algodão, uma vez que promovem menos a transpiração

› Para alívio dos sintomas tome um suplemento alimentar especificamente formulado para a mulher na menopausa

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

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