Pesadelos: Pronto... Pronto... - Página 2 de 2 - Médicos de Portugal

A carregar...

Pesadelos: Pronto… Pronto…

1 Junho, 2014 0

Donde, quando se verifica uma acentuada perturbação do sono, é altura de consultar um médico para se conhecer as causas e seleccionar as formas de restaurar a tranquilidade.

Serenidade e segurança são essenciais para lidar com estas situações. Antes de mais, a criança terá de ser tranquilizada e, em casos de terrores nocturnos, os pais devem salvaguardar a segurança da cama, pois a criança pode cair em resultado da agitação.

Estabelecer um horário certo para dormir e rotinas tranquilizadoras antes da hora de ir para a cama, são medidas úteis, sendo importante conversar com a criança para identificar e solucionar eventuais causas de ansiedade.

A criança terá de se sentir tranquila depois de um pesadelo, mas igualmente segura. Deixar uma luz de presença ou a porta do quarto aberta confere conforto e um sentimento de que está acompanhada. Ou mesmo ajudar o sono com um amigo de peluche ou um amigo que se encarrega de mandar embora o papão!…

 

Chiu! Deixa dormir o menino…

• Ouvir e compreender. Nunca troçar dos medos e incentivar a criança a falar sobre o que a assusta.

• Tranquilizar. Garantir que está tudo bem, transmitindo confiança e segurança.

• Habituar ao escuro. Fazer brincadeiras no escuro do quarto, do tipo caça ao tesouro, ajuda a atenuar medos e inseguranças.

• Gerir ansiedades. Falar sobre o que preocupa a criança e ajudá-la a lidar com esses problemas previne os sobressaltos nocturnos.

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

www.anf.pt

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.