Menopausa: Bem-estar no feminino - Médicos de Portugal

A carregar...

Menopausa: Bem-estar no feminino

15 Dezembro, 2011 0

A menopausa é uma etapa natural na vida da mulher que pode e deve ser vivida com tranquilidade, todo o bem-estar e qualidade de vida.

Quando os ovários param

A menopausa é o momento preciso em que deixa de menstruar. Os ovários pararam de produzir hormonas, o que leva a um novo equilíbrio hormonal que se reflecte em todo o organismo, com sintomas físicos e psíquicos associados.

Não são iguais para todas as mulheres, nem na intensidade do desconforto que causam, nem na duração: podem ter início 2 a 10 anos antes da última menstruação e durar até vários meses ou anos após. Em algumas mulheres podem mesmo nunca desaparecer.

Para a saúde de todas

Praticar uma alimentação equilibrada reforçada com leite e derivados magros, cereais integrais, frutas, legumes e leguminosas, exercício físico e não fumar são medidas a adoptar. É ainda importante fazer check-ups regulares para despiste de situações como diabetes, hipertensão, alterações na tiróide, controlo do colesterol e triglicéridos, vigilância ginecológica e mamária.

E acima de tudo mantenha-se mentalmente activa!

Reduzir o desconforto

Os sintomas da menopausa podem ser atenuados para um dia-a-dia com mais bem-estar:

Irregularidades no ciclo menstrual
Registe as datas, ajuda-a a perceber em que fase se encontra.

Afrontamentos e suores
Diminua a ingestão de café, álcool, e comida condimentada, use roupa leve e fresca (preferência de algodão). Beba muita água.

Mudanças de humor, depressão e ansiedade
A prática de pelo menos 30 minutos de exercício físico, ajuda ao seu bem-estar, e a controlar o peso. Conheça as técnicas de relaxamento.

Perturbações do sono
Procure repousar – faça sonos regulares, deite-se e levante-se todos os dias à mesma hora, e relaxe (por exemplo, com a ajuda de um banho morno antes de deitar).

Secura vaginal
Prefira produtos de higiene íntima adequados a esta fase e use lubrificantes quando necessário.

Incontinência urinária
Exercite os músculos vaginais contraindo-os e relaxando-os. Existem produtos indicados para um maior conforto em caso de perda de urina.

Previna outros riscos:

Risco cardiovascular: devido a alterações do colesterol, aumento de peso e perímetro abdominal e outras situações mais frequentes com a idade (hipertensão e diabetes)

Osteoporose: a perda de massa óssea resulta no enfraquecimento dos ossos, com maior risco de fractura.

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

www.anf.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.