Será que estou grávida? - Médicos de Portugal

A carregar...

Será que estou grávida?

31 Julho, 2014 0

Tens um atraso menstrual que não é habitual. À menor dor de barriga, precipitas-te para a casa de banho. Mas nada, sempre nada! “Estarei grávida? Não, isso não é possível”.

Muitas raparigas e mulheres viveram já este tipo de experiência. O mesmo pânico, a mesma forma de procurar tranquilizar-se, a mesma esperança de ter “escapado”, os mesmos medos e as mesmas censuras que dirigem a si próprias.

Se tiveste relações sexuais não protegidas e a tua menstruação não aparece na devida altura, faz, o mais rapidamente possível, um teste de gravidez. É inútil entrares em pânico mas não o adies, dia após dia, com medo do resultado.

Quando fazer o teste?

O teste de gravidez detecta se a urina contém hormonas específicas da gravidez. Para que o resultado seja credível é necessário que haja um atraso menstrual de alguns dias. Será melhor fazeres o teste oito dias após a data prevista da menstruação.

Podes fazer o teste num centro de saúde ou podes comprar um teste na farmácia. Neste caso é necessário que leias atentamente as instruções de uso.

Se o teste é positivo…

Considera o que uma gravidez significa para ti nesta altura da tua vida e as consequências que poderá ter no teu futuro. Procura o apoio de uma ou mais pessoas para esta reflexão que te levará a uma escolha importante.
Uma criança necessita de amor, de afecto e disponibilidade durante muitos anos. Portanto, é necessário avaliar de forma consciente e responsável as decisões a tomar.

As tuas opções são:

– prosseguir a gravidez

– interromper a gravidez (até às 10 semanas)

– continuar a gravidez e dar a criança para adopção

Fala do assunto abertamente com a pessoa com quem tiveste a relação que deu origem à gravidez, e/ou com os teus pais ou com qualquer outra pessoa em quem tenhas confiança. Dirige-te a um centro de aconselhamento em sexualidade e planeamento familiar ou ao teu médico.

Prosseguir a gravidez

Se decidires ter o bebé, deves marcar uma consulta médica para que recebas todos os cuidados pré-natais necessário. Manteres-te saudável é essencial para teres uma gravidez tranquila.

Se ponderas a adopção, assegura-te de que obténs toda informação e apoio adequados.

Para saberes mais sobre gravidez e maternidade, clica aqui

Interromper a gravidez

A interrupção da gravidez (aborto) pode ser espontânea, isto é, sem intenção ou sem intervenção médica, pode ocorrer devido a diversos problemas, ou pode ser voluntária. Neste caso, só pode ser feita até às 10 semanas de gestação.

Uma IVG nunca é uma coisa banal, pois implica não somente o físico mas também os aspectos psicológicos e os sentimentos da mulher. Do ponto de vista médico, não se trata de uma intervenção perigosa, quando efectuada em boas condições. Mas em termos psicológicos pode mexer muito contigo.

Se precisas de mais esclarecimentos, se tens muitas dúvidas, tens ao teu dispor técnicas de saúde e psicólogas que te podem ajudar através:

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.