Ácido Fólico
Quando um casal deixa de fazer contracepção é altura de começar a planear como é que pode dar o melhor começo de vida ao seu bebé.
Todos nós queremos que os nossos bebés tenham à nascença o principal de todos os bens – nascer saudável. No fundo é o que os pais mais desejam para os seus filhos.
Uma boa dieta alimentar, exercício moderado e cuidados médicos à mãe são parte importante para dar um bom principio de vida aos bebés e fazer com que os pais possam gozar a maternidade sem preocupações de maior.
Mas existe mais uma coisa que as mulheres devem fazer para aumentar as hipóteses de terem um bebé saudável.
Investigações provaram que um suplemento diário de uma vitamina do grupo B – Ácido Fólico – ajuda a reduzir o risco dos bebés nascerem com malformações como a Spina Bifida. As hipóteses são, felizmente, algo reduzidas mas o Ácido Fólico irá diminui-las ainda mais. Estudos efectuados demonstraram que tomar suplementos de Ácido Fólico reduz também o risco do bebé nascer com Lábio Leporino, Fenda do Palato e problemas cardíacos.
O Ácido Fólico, sendo importante durante toda a nossa vida torna-se crucial ao desenvolvimento de uma nova vida. Sem Ácido Fólico suficiente a spinal medula pode não fechar apropriadamente durante as primeiras semanas de gravidez e o bebé pode nascer com deficiências graves.
É por isso que é fundamental comer alimentos ricos em Ácido Fólico quando se planeia engravidar.
Alimentos contendo Ácido Fólico são recomendados como parte de uma dieta equilibrada.
VEGETAIS
Brócolos
Feijão verde
Espinafres
Couve
Couve de Bruxelas
Alface
Ervilhas
Cenoura
LEGUMINOSAS
Feijão
Lentilhas
Amendoins
CEREAIS
Pão escuro
Cornflakes
Muesli
FRUTOS
Laranjas
Toranjas
Morangos
OUTROS
Leite
Gema de ovo
Cogumelos
Soja
No entanto, a única maneira segura de se conseguir todo o Ácido Fólico necessário no principio de uma gravidez é tomando um suplemento. A comunidade cientifica recomenda às mulheres que tomem um comprimido de 400 microgramas (400mcg) de Ácido Fólico todos os dias antes de engravidar e durante as primeiras semanas de gravidez (muitas vezes a quantidade aparece escrita como 0,4 mg).
Este suplemento diário vai reduzir substancialmente o risco do seu bebé nascer com Spina Bifida.”Um pequeno comprimido é o suficiente””