Roche Diabetes Care faz balanço positivo
Após uma grande adesão de participantes, a Campanha “A Diabetes não me Limita” terminou no final de Outubro. Agora é tempo de avaliar os trabalhos a concurso e, enquanto os vencedores são apurados, a Roche Diabetes Care faz o balanço das acções que organizou dirigidas a pessoas com diabetes e a seus familiares.
O seu objectivo foi sensibilizar as pessoas com diabetes e a população em geral para o facto de que a diabetes não é uma limitação, e que as pessoas com esta doença, desde que controladas, podem ter uma vida activa.
O arranque da Campanha teve lugar no dia 2 de Julho através da realização de um Workshop dedicado aos pais de crianças diabéticas na Praia de Carcavelos, onde foi possível fazer Surf com Marcos Anastácio, Ex-Campeão Nacional, Vice-Campeão Europeu de Surf e Gerente da Angel’s Surf School. Com o apoio de animadores da Associação Candeia, os participantes pintaram as mãos como representação da imagem desta Campanha. O workshop contou com a presença do Presidente da AJDP, Carlos Neves, que não quis deixar de se associar a esta iniciativa e com o apoio do Angel’s Bar, que gentilmente cedeu o espaço.
No dia 16 de Julho, na Praia da Barra em Ílhavo, realizou-se um workshop de Bodyboard dedicado às pessoas com diabetes presentes, participando estas na Campanha com a pintura de mãos. Depois do sucesso dos workshops de surf e bodyboard, a Roche Diabetes Care desafiou jovens a aventurarem-se numa descida do rio Tejo em canoa. A iniciativa realizou-se dia 1 de Outubro em Tancos, contou com o apoio do Hospital Amadora Sintra, e garantiu muita diversão a todos os participantes.
A Campanha contou com o apoio de diversos profissionais e entidades, que não quiseram deixar de participar nesta iniciativa e que deixam aqui alguns testemunhos.
Carlos Neves, Presidente da AJDP – Associação dos Jovens Diabéticos de Portugal e diabético tipo 1 diz: “Esta Campanha além de ajudar a desmistificar a ideia de que a Diabetes é uma doença incapacitante, promove a prática de exercício físico. Com estas iniciativas, estes jovens têm a possibilidade de superar os seus receios perante a doença e de crescer individualmente.
A partilha de experiências com outros jovens que sofrem de Diabetes permite-lhes reforçar a sua confiança pessoal e melhorar a sua componente social”. Segundo a Dra. Goreti Lobarinhas, da Associação de Diabéticos do Minho, “É através de iniciativas como esta, que conseguimos mostrar aos jovens com diabetes que esta doença crónica não é incapacitante e que estes podem ultrapassar os seus limites. É importante que estes jovens tenham um contacto próximo com pessoas que sofrem de Diabetes e que se destacam nas várias áreas, como é o caso do Bernardo Abreu, um reconhecido atleta de Bodyboard.”
Para a Dra. Lurdes Sampaio, Coordenadora da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Santa Maria, este género de iniciativas é muito positivo para estes jovens. “Além de terem a possibilidade de conviver com jovens que enfrentam os mesmos problemas também podem desfrutar de uma parte lúdica, o que possibilita que estas fiquem mais desinibidas e se apliquem mais às iniciativas propostas.