Portuguesas no grupo da frente no que diz respeito à intenção em vacinar-se - Médicos de Portugal

A carregar...

Portuguesas no grupo da frente no que diz respeito à intenção em vacinar-se

6 Março, 2008 0

De acordo com um barómetro europeu que envolveu 13 países da União Europeia[1], e hoje conhecido, as mulheres Portuguesas são as mais sensibilizadas e interessadas em vacinarem-se contra o cancro do colo do útero.

Com 89 por cento, as mães de jovens entre os 9 e os 17 anos são das mais sensibilizadas para o cancro do colo do útero na Europa. Apenas a Bélgica surge à frente de Portugal com 94 por cento. Mais distantes encontram-se a Espanha (62%), França (61%) e o Reino Unido (43%).

Quando inquiridas as próprias jovens, dos 18 aos 25 anos, o resultado é semelhante. 80 por cento das portuguesas afirmam que se encontram sensibilizadas para este assunto, logo atrás da Áustria com 85 por cento. Também aqui, Espanha (45%), França (45%) e Reino Unido (31%) surgem bem atrás de Portugal.

O mesmo estudo refere também que as mulheres portuguesas, mães e jovens, para além de estarem despertas para a patologia, demonstram elevado interesse em vacinarem-se contra o cancro do colo do útero. Portugal surge mesmo no grupo da frente dos países onde esta intenção é mais inequívoca.

Cerca de 60 por cento das mães nacionais inquiridas revelaram intenção de vacinar as suas filhas. Apenas as mães alemãs e belgas demonstraram uma maior intenção de vacinação, de 71 e 70 por cento respectivamente.

Quanto às jovens Portuguesas entre os 18 e os 26 anos, encontram-se, em conjunto com as jovens da Irlanda, Reino Unido e Áustria por exemplo, como as que mais desejam fazer a toma da vacina contra o cancro do colo do útero. O nosso país surge assim à frente de países como a França, Suécia e Bélgica.

De acordo com a medida recentemente anunciada pelo Governo, em 2008 serão vacinadas as adolescentes de 13 anos, de 2009 a 2011 irão ser vacinadas as jovens de 13 anos e as que fazem 17 anos. A partir de 2012 ficará só a faixa etária dos 13 a ter direito à vacina através do Plano Nacional de Vacinação. Assim as raparigas nascidas antes de 1992 não serão abrangidas por esta medida.

Para Daniel Pereira da Silva, presidente da Secção de Ginecologia Oncológica da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, “as mulheres que se encontram na faixa etária dos 25-65 anos devem ser rastreadas de acordo com as guidelines europeias. As mulheres abaixo dos 26 anos devem ser vacinadas. Com a vacina como medida de prevenção e com um rastreio organizado, a incidência do cancro do colo do útero, no futuro, poderá baixar consideravelmente”.

Até ao momento já foram administradas em todo o mundo mais de 20 milhões de doses da vacina quadrivalente (HPV 6, 11, 16 e 18) contra o cancro do colo do útero.

Sobre o cancro do colo do útero:

A causa deste cancro é o Papilomavírus Humano, responsável também por outras doenças genitais, incluindo condilomas (verrugas) genitais.

O Cancro do colo do útero mata 1 mulher por dia em Portugal e todos os anos são diagnosticados cerca de 950 novos casos.

Felizmente esta doença pode ser prevenida e estes números podem mudar drasticamente se forem tomadas as medidas de prevenção adequadas.

A prevenção do cancro do colo do útero passa por duas medidas essenciais:

• Rastreio do cancro do colo do útero (teste de Papanicolaou), para todas as mulheres com mais de 25 anos
• Vacinação, como medida de prevenção primária, para todas as mulheres até aos 26 anos de idade, independentemente de terem ou não iniciado a sua vida sexual.

Todas as mulheres sexualmente activas devem efectuar regularmente o seu exame ginecológico e rastreio do cancro do colo do útero (teste de Papanicolaou). O rastreio permite detectar precocemente lesões no colo do útero que podem evoluir para cancro caso não sejam tratadas.

Apesar do rastreio para a detecção numa fase inicial, o cancro do colo do útero permanece a segunda maior causa de morte (a seguir ao cancro da mama) entre mulheres jovens (idades compreendidas entre os 15 – 44), na Europa.4

A prevenção primária, através de vacinação, é outra forma de evitar a doença provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano responsáveis pelo cancro do colo do útero e outras doenças genitais como os condilomas genitais (verrugas genitais).

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.